Nutrição: O quê comer antes, durante e após a atividade física?
Por: Dra. Wanessa Carlson
Muitas são as dúvidas principalmente sobre o quê comer antes da prática da atividade física. Para os que treinam pela manhã recomendo nunca treinar em jejum, o que pode acarretar desde mal-estar, tonturas e até desmaio por hipoglicemia. Fazer um café completo antes também não é possível, sob pena de você ter uma congestão na hora do exercício. O melhor alimento pré-exercício são os carboidratos de médio índice glicêmico, onde se inclui aí a maltodextrina, matéria prima dos géis e pós já tão conhecidos do corredor. Se você treina no início da noite não deixe de fazer um pequeno lanche de 60 a 90 minutos antes do treino.
Os géis podem ser consumidos até 15 minutos antes dos treinos, pois foram formulados para promoverem uma rápida absorção e liberação de energia. Se seu treino dura mais que 60 minutos, além de água, você também pode consumí-los à média de 1 sachê + água ou medida equivalente em pó diluído em água a cada 30 minutos de treino. Assim você terá energia suficiente para gastar sem queda de performance.
Para uma rápida recuperação pós treinos, aconselha-se também um consumo de carboidratos, agora de alto índice glicêmico, na primeira hora do pós-treino, ou seja, pães, bolachas, torradas, mel, etc.
Para aqueles que querem perder peso um conselho: não deixe de consumir carboidrato na hora do exercício achando que isso impedirá o processo. Procure um nutricionista da área esportiva para traçar um plano alimentar, fazendo com que você perca peso sem prejudicar sua saúde ou performance. E para os que pretendem apenas manter o peso também vale a dica: uma alimentação equilibrada e individualizada pode não só melhorar seus resultados no esporte , como também aumentar a expectativa de vida.