Nutrição: Isotônicos, como e quando usá-los?
Por: Dra. Wanessa Carlson
Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos durante atividade física através do suor. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção.
Em atividades físicas com até 60 minutos de duração, em tese, não há necessidade de repor estes sais, só a água será suficiente. Porém existem casos individuais que devem ser analisados. De uma maneira geral, atividades com mais de 90 minutos de duração necessitam do consumo de uma bebida isotônica.
Uma maneira fácil de verificar sua necessidade de ingerir ou não um isotônico é pesar-se antes e imediatamente após a atividade. Só há necessidade de consumí-los se você perder mais de 2% de seu peso corporal, apesar de ter ingerido água.
Em dias mais quentes ou quando você treina mais tarde a perda de água será maior, porém preste atenção também à umidade do ar, que quando acima de 80% resulta na dificuldade do resfriamento corporal. É quando você sente que se formam gotículas de água sobre a pele que não evaporam, deixando o corpo com a sensação de peso, diminuindo a performance. Nestas condições redobre sua atenção com a hidratação à base de água e isotônicos.
Os melhores isotônicos são aqueles formulados à base de 6 a 8 % de carboidratos + Sódio e Potássio, e devem ser consumidos preferivelmente gelados para facilitar a absorção.
Por fim, a água de côco, que possui apenas 22 calorias por 100 ml é um isotônico natural e saboroso, apesar de possuir baixo teor de Sódio, pode ser consumido por aqueles em que a perda de água não é tao significativa, pois quanto mais longa a duração do exercício maiores serão as perdas.
Lembre-se consulte um nutricionista da área esportiva para traçar um plano de alimentação e suplementação que se adapte ao seu treino e objetivos.