Treinamento: Estrutura de uma Equipe de Treinamento
Por: Profs. Ricardo Arap e Renata Arap
Começando a nossa abordagem sobre o tema proposto, sinto-me na obrigação e no dever de facilitar e simplificar ao máximo (sem deixar escapar nada ou quase nada) os assuntos aqui colocados.
A base para se formar um atleta de resultado, independente da modalidade praticada, é formada por quatro apoios imprescindíveis, que detalharemos a partir de agora, todos com fundamental importância, cada qual na sua respectiva área.
• TREINADOR – um atleta sem muito potencial, mas com muita força de vontade, trabalhando em conjunto com um treinador competente, pode chegar a lugares jamais antes imaginados. Um atleta competente associado a um treinador não competente com certeza é sinônimo de fracasso. Mas se você conseguir unir um atleta em potencial e existir um treinador que consiga trabalhar este potencial da melhor maneira , esta sem dúvida é a receita infalível para o sucesso. POR ISSO ESCOLHA BEM O SEU !!!
• NUTRICIONISTA – falar em dieta até pouco tempo atrás era falar de remedinho ou em passar fome. Hoje com o crescente número de alternativas de alimentos em qualidade, o investimento altíssimo das empresas fabricantes de suplementos alimentares e vitaminas em pesquisa, e número cada vez maior de profissionais dedicados, interessados e competentes está provando que o nutricionista, de forma direta, atua no apoio do atleta, no que se refere ao seu rendimento, através da reposição balanceada, das diferentes propriedades perdidas pelo mesmo, durante os treinos e competições.
• MÉDICO ESPORTISTA (fisiologista) – com formação em medicina e especialidade em fisiologia do exercício / esforço, é o profissional que vai, através de avaliações e instrumentos com bases científicas, formatar e indicar as verdadeiras virtudes (potencial) e dificuldades – ferramentas fundamentais para auxiliar o equilíbrio do trabalho do treinador e do nutricionista.
• PSICÓLOGO – por fim, completando o time, o que pode provocar muitas vezes dúvida, talvez seja por ele que todo futuro atleta deveria passar em primeiro. É o profissional que, através de diversas estratégias, vai analisar, criar, despertar, orientar, para que este mesmo atleta possa aproveitar da melhor maneira toda estrutura criada para o seu treinamento.
Obs: Este texto, parte do princípio 100 % ideal na estrutura de um treinamento de um atleta, não levando em consideração faixas etárias, condições econômicas nem sociais.