Antes / Depois e Hoje
Com o passar do tempo a obesidade começou a interferir em algumas ações do meu cotidiano: amarrar sapatos, subir escadas e outros já se tornavam movimentos “difíceis”. Até que então admiti que tinha um problema e comecei a preocupar com minha saúde e com uma forma de lhe dar com o excesso de peso.
Fui atrás de caminhos diversos para solucionar o problema. Surgiu então a opção da cirurgia bariátrica.
Na expectativa de solucionar o problema, realizei a redução do estômago juntamente com a cirurgia plástica para eliminar o excesso de pele.
Ao perceber que estava engordando novamente, procurei profissionais da educação física e da nutrição com intuito de mudar meus hábitos. Comecei caminhando 5 quilômetros e reeducando minha alimentação. Sempre acreditei que a obesidade é uma doença progressiva, incurável e fatal, mas que tem tratamento. Esse tratamento requer força de vontade, entrega, determinação e objetivos. Esse tratamento da obesidade só se torna eficaz quando é composto por uma equipe multiprofissional.
Disputei diversas provas de corrida como: Corrida de São Silvestre, Maratona de São Paulo, entre outras. Sempre digo: importante não é ganhar e sim participar e completar a prova. A minha grande medalha, é a minha participação.
Atualmente, após um longo trabalho físico e mental, consegui estabilizar meu peso e conquistei hábitos saudáveis. Hoje corro 10 quilômetros diários e pratico musculação. Aprendi que o importante é fazer uma atividade que nos dê prazer.
“O homem pode e deve superar seus limites”.
Antônio Carrijo
[email protected]