Visita ao Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center (UMC)

Ontem  acompanhado do Dr. Urias Carrijo, Marquinhos Maracanã e do Dr. Roberto Botelho conheci o Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center UMC – é o primeiro centro de saúde multiplex da região. Um complexo de saúde que reúne unidade hospitalar, centro clínico, laboratórios e alameda de serviços, convergindo diversas especialidades e conveniências para pacientes e corpo clínico.

No UMC funcionará um centro de pesquisa que vai gerar informações baseadas em evidências válidas e significativas para a tradução oportuna em atividades que promovam a saúde e melhorem a vida.

Parabéns, Dr. Roberto Botelho, por transformar Uberlândia numa referência nacional e internacional em cardiologia e Telemedicina. No mês de agosto de 1999, a Equipe do cardiologista Dr. Roberto Botelho, concretizou um trabalho pioneiro na América Latina a partir de Uberlândia, e colocava Minas Gerais no centro do mundo. O seu feito entrou para a história do ensino superior brasileiro.

Por meio da telemedicina, o acompanhamento do paciente é feito usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de dados do paciente, seja via smartfone, tablet ou outras tecnologias.

Em casos de atendimento de emergência em cardiologia, por exemplo, a telemedicina permite a transmissão online de exames de eletrocardiograma de pacientes com suspeita de infarto. O UMC será pioneiro em Minas Gerais com a ferramenta e terá à disposição 300 médicos credenciados no Brasil e no exterior para fazer esses atendimentos.

A Medicina Nuclear é a especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas para diagnosticar ou tratar doenças, identificando alterações muito antes de se tornarem aparentes por outros exames, possibilitando a obtenção de informações que não são possíveis de adquirir por meio de outros métodos. É possível realizar avaliações ósseas, do miocárdio, da tireoide, renal, pulmonar, além de outros procedimentos.

Uberlândia, Minas e o Brasil agradece a esses empresários que acreditaram em implantar um centro de medicina desse nível na cidade de Uberlândia.