União de esforços para solucionar problemas com a gestão do lixo nos municípios

Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável (4ambiental), constituído pelos municípios de Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes e Santa Juliana…

 

A gestão de aterros sanitários, segundo o Ministério das Cidades, é um dos grandes problemas dos municípios e a legislação ambiental é cada vez mais rígida, exigindo grandes investimentos na destinação e no tratamento dos resíduos sólidos. Como forma de solução para os problemas ambientais, especialmente quanto a coleta e destinação do lixo, os consórcios municipais permitem a soma de esforços, tanto para a solução dos problemas, quanto para obtenção de recursos necessários para sua viabilização.

Preocupado com o aumento da demanda e a destinação adequada dos resíduos na região do Triângulo e Alto Paranaíba, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro tem acompanhado o trabalho do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável (4ambiental), constituído pelos municípios de Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes e Santa Juliana.

O consórcio, em parceria com o Núcleo Interinstitucional de Estudos Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba, por meio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, elaborou o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Esse estudo contou com apoio financeiro da Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

A apresentação das propostas de ação e do estudo dos custos financeiros para execução do plano foram discutidos durante uma reunião nesta quarta-feira (21/05) com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Dr. Alencar Santos Viana, com técnicos da Secretaria, gestores municipais e vereadores. A Sedru presta apoio técnico e institucional aos municípios, auxiliando na estruturação jurídica do consórcio e na captação de recursos junto à União para a elaboração de projetos e obras.

O deputado Luiz Humberto destacou que a união com os municípios vizinhos para a formação de um consórcio na região é um importante instrumento, que trará um ganho de eficiência na execução das políticas e despesas públicas nessa área.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                texto retirado da página: http://www.luizhumbertocarneiro.com.br/noticias/uniao-de-esforcos-para-solucionar-problemas-com-a-gestao-do-lixo-nos-municipios