Uberlândia tem infraestrutura como trunfo para Copa 2014
A infraestrutura esportiva é um dos principais trunfos para Uberlândia ser um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo de 2014. Composto pelo estádio João Havelange, a arena multiuso (Sabiazinho), o Parque do Sabiá e o futuro parque aquático olímpico, o Complexo Esportivo Virgílio Galassi está dentro dos parâmetros exigidos pela Fifa em termos de distância de aeroporto e hotéis para ser um CTS. “O tempo máximo previsto pela Fifa para o deslocamento do hotel até o centro de treinamento é de 20 minutos, o nosso tempo é de aproximadamente oito minutos”, disse o diretor da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Antônio Carrijo.
Este é considerado uma das principais vantagens da cidade para atrair uma das 32 seleções que disputarão o Mundial no Brasil daqui a três anos. “O ponto principal é o Complexo Virgílio Galassi, os outros prováveis locais, como o Praia Clube e as vilas olímpicas do Sesi e do Uberlândia Esporte, serviriam como áreas complementares”, afirmou Carrijo.
Conforme o CORREIO de Uberlândia publicou ontem, com exclusividade, está prevista para hoje a vistoria de representantes da arena, empresa que presta serviços técnicos ao Comitê Organizador da Copa, no Complexo Virgílio Galassi. Um dos principais itens observados nesta fase de inspeção é a localização do centro de treinamento em relação aos hotéis selecionados e o aeroporto. Neste aspecto, o complexo esportivo uberlandense é ligado por vias expressas e está no meio do caminho entre o aeroporto e o corredor hoteleiro das avenidas Rondon Pacheco e João Naves de Ávila. “Se formos escolhidos, a seleção treina aqui, dorme aqui e, no dia do jogo, vai para a cidade-sede. O time pode ficar aqui e jogar no Rio de Janeiro, por exemplo. Não seremos filial de nenhuma sede”, afirmou o diretor da Futel.
Estádio é o 3º em capacidade
O estádio João Havelange é atualmente o terceiro maior do Brasil em capacidade de público em funcionamento no Brasil, após o fechamento dos principais estádios brasileiros que serão sedes da Copa. De janeiro de 2009 para janeiro de 2011, a capacidade de público autorizada pelos órgãos fiscalizadores foi ampliada de 19 mil para 56.450 lugares numerados. “As adequações foram realizadas. O estádio hoje está totalmente em conformidade com o Estatuto do Torcedor”, disse o diretor da Futel, Antônio Carrijo.
Para o deputado estadual e ex-jogador Marques (PTB), que esteve em Uberlândia na última sexta-feira para participar de uma audiência pública sobre a Copa do Mundo organizada pelo Assembleia Legislativa, o estádio uberlandense é um dos fatores que poderão fazer a diferença na hora de as confederações nacionais escolherem um centro de treinamento para a Copa. “Em 2008 fizemos a pré-temporada do Atlético durante três semanas em Uberlândia. Na oportunidade, a estrutura oferecida pela cidade foi a melhor possível para se fazer um ótimo trabalho de preparação. Uma coisa muito parecida com o que as seleções farão antes da Copa do Mundo. Vejo Uberlândia no caminho certo”, disse.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia
Repórter: Arthur Fernandes