Uberlândia supera o Paulistano, fora de casa, e é o primeiro time a chegar a nove vitórias no NBB, uma a mais que o invicto Flamengo
O Unitri/Universo segue na cola do líder Flamengo. Nesta segunda-feira, o time mineiro superou o Paulistano/Unimed, por 88 a 76, e alcançou sua nona vitória em 11 jogos disputados no NBB (81,8% de aproveitamento). A equipe possui um triunfo a mais que o líder Flamengo, que segue invicto na competição.
O ala norte-americano do Uberlândia, Robert Day, foi o cestinha do jogo, com 20 pontos, seguido pelo pivô Lucas Cipolini, que anotou 19, mesma pontuação do armador Elinho, destaque do Paulistano. Outro que também teve bom desempenho foi o pivô Steven Toyloy, que marcou um duplo-duplo de 13 pontos e 13 rebotes.
Rodando muito bem a bola no ataque, o time mineiro abriu logo 11 a 0 nos primeiros minutos do primeiro quarto. Os norte-americanos Robby Collum e Robert Day comandaram o Uberlândia na etapa inicial, acertando dois arremessos de fora cada um e, por mais que o adversário tenha melhorado sua produção, o time do Triângulo Mineiro fechou bem na frente os primeiros 10 minutos (27 a 10).
No início do segundo período, o Paulistano ameaçou uma reação. O time da casa anotou oito pontos seguidos e baixou a diferença para nove (27 a 18). Os paulistas dominaram os rebotes e aproveitaram uma série de segundas chances no garrafão adversário, levando cinco pontos de déficit para o intervalo (41 a 36).
A recuperação do Paulistano deixou a partida bastante equilibrada e ambas as equipes passaram a valorizar melhor a posse de bola. Após um tapinha do pivô Renato Carbonari, os paulistas empataram a partida, pela primeira vez, 48 a 48, mas os mineiros finalizaram o período na frente, 62 a 59.
No último quarto, o Uberlândia explorou bem o pivô Cipolini, que anotou 12 pontos na etapa e comandou a equipe visitante. O Paulistano, por outro lado, não foi tão feliz no ataque e permitiu com que o adversário recuperasse a vantagem no placar, ficando difícil de fazer uma nova reação.