Uberlândia recebe R$ 3 milhões para ampliar procedimentos cardíacos no Hospital Municipal

A saúde em Uberlândia ganhou reforço nesta semana. O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União (DOU), portaria que libera o valor de R$ 3 milhões para o município. O pedido do recurso foi feito pelo prefeito Odelmo Leão durante a visita do ministro Gilberto Occhi à cidade em junho deste ano. Na ocasião, o prefeito reiterou a necessidade de ampliar os serviços no setor de cardiologia no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC).

“A doença cardiovascular é a que mais mata no mundo, por isso, estamos direcionando nossos esforços para ampliar os serviços oferecidos pelo Município. Desta forma, iremos ajudar a reduzir da fila de espera para os pacientes de Uberlândia”, comentou o prefeito Odelmo Leão, explicando que o aporte liberado será utilizado na compra de materiais e equipamentos que serão utilizados para a ampliação dos serviços de cardiologia oferecidos pelo Hospital e Maternidade Municipal, como cirurgias cardíacas e cateterismo.

Avanços na saúde

Desde junho, um termo de cooperação assinado pelo Município e pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) permite a prefeitura realize procedimentos cardíacos (por meio de profissionais contratados pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM) em mais horários, ampliando a atenção.

Além do termo de cooperação, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) iniciou a realização de cirurgias cardíaca. Ações que representam um grande avanço no atendimento à comunidade. “A saúde é e continuará sendo uma das prioridades da nossa gestão. Tanto que, desde o início do ano passado, temos lutado para reestruturar a rede e fazer com que a população seja acolhida devidamente. Então, sem dúvidas, estamos dando um passo importante para que recuperemos a saúde em nossa cidade”, pontuou o prefeito Odelmo Leão.

Fonte: SECOM/PMU