Uberlândia: Parte da história de Uberlândia está guardada no Arquivo Público
Grande parte das lembranças de Uberlândia está protegida no Arquivo Público Municipal. Além de documentos públicos da Prefeitura e da Câmara Municipal, é possível encontrar neste espaço coleções constituídas por documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade.
Complementam o acervo entrevistas gravadas e transcritas, realizadas com pessoas de diversos segmentos da comunidade. Uma biblioteca de apoio com publicações e trabalhos científicos resultantes de pesquisas realizadas na instituição também fica à disposição dos visitantes. Na parte do acervo fotográfico, há 10 mil imagens, inclusive alguns negativos em vidro.
O Arquivo Público foi implantando em 1988 e recebe cerca de 300 visitantes por mês. São alunos, professores, pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a história de Uberlândia.
No ano de 2008, a Prefeitura de Uberlândia investiu em infraestrutura e transferiu o Arquivo Público para uma área mais ampla, no bairro Brasil. No novo arquivo foi instalado um arquivo deslizante, que ajudou a reduzir a utilização do espaço em 75% e, consequentemente, proporcionou mais conforto aos usuários. Outra aquisição foi a mesa de limpeza da documentação, para o tratamento físico e desinfecção dos materiais antes do seu ingresso nos arquivos.
Além de cumprir a finalidade de preservação do patrimônio documental e promover o acesso à informação, o Arquivo Público desenvolve projetos que atendem a toda a comunidade, como o “Identificando o Passado”, “Imagens e Memórias”, além do “Arquivo Escola e Sociedade”. Durante a visita, são apresentadas as instalações do Arquivo, documentos históricos e os trabalhos realizados para sua preservação. Um vídeo sobre a história de Uberlândia, desde a sua formação, também é exibido.
Serviço:
O quê: Arquivo Público Municipal
Quando: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Onde: Rua Natal, 935, bairro Brasil