Uberlândia é um dos 54 candidatos a centro de treinamento para Copa 2014
O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 anunciou, na manhã desta quarta-feira (1°), a primeira versão do Catálogo de Centro de Treinamento de Seleções com 54 candidatos com contratos assinados. Ao todo, 76 foram aprovados tecnicamente. Mais duas versões do catálogo, que será online, deverão ser divulgadas, no primeiro e no segundo semestre de 2013. Até o momento, o COL recebeu 279 inscrições e inspecionou 244. Confira a íntegra do documento divulgado pelo COL. Entre os aprovados na primeira versão do catálogo, 30 estão localizados na região Sudeste, 14 na região Sul, quatro na Norte e três nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.
O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, adiantou que o governo federal lançará uma linha de crédito para financiar a reestruturação de espaços públicos que planejem se candidatar a CTS. “A estruturação, consolidação e seleção dos CTS é um ponto chave no processo de enraizar a realização da Copa do Mundo e vai deixar um legado de estruturas esportivas modernizadas espalhadas pelo país. E também cria um ambiente de mobilização para o evento. Várias outras cidades se sentem partícipes do processo”, afirmou Fernandes, que ainda destacou a importância do evento para o desenvolvimento do Brasil. “É uma oportunidade para alavancar o desenvolvimento do país. Com a escolha das 12 cidades-sede, criamos 12 polos de desenvolvimento no Brasil, mas as possibilidades que se abrem para o desenvolvimento nacional vão muito além dessas cidades”, completou.
Segundo Ricardo Trade, diretor de Operações do COL, a candidatura de 133 municípios, distribuídos nos 26 estados, mais o DF, é uma prova da “capilarização” da competição. Para dirigente alemão, CTS servem para levar “espírito da Copa” para outras regiões O governo de São Paulo, segundo o governador Geraldo Alckmin, tem uma linha de financiamento para modernização de hotéis e centros de treinamento com dez interessados. “A nossa agência de desenvolvimento abriu um crédito de R$ 300 milhões para financiar hotéis, pousadas, reformas, equipamentos, centros de treinamento privados e públicos. Já temos nove interessados do setor privado e um do setor público”, explicou.
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Para constar no Catálogo de CTS, os hotéis candidatos precisam assinar contrato com a empresa de hospitalidade da FIFA e os campos de treinamento têm de firmar acordo com o COL. “A partir de 1º de setembro, as seleções podem indicar suas preferências para a FIFA, mas a escolha final só acontecerá depois sorteio das chaves da Copa do Mundo”, explicou Frederico Nantes, gerente de Competições do COL e responsável pelas vistorias. Segundo Nantes, com o lançamento da primeira versão, o COL se aproxima do número mínimo de CTS que devem ser oferecidos pelo Brasil. “Fomos parabenizados por escrito pela FIFA por mais esse passo. Precisamos oferecer um mínimo de 64 centros de treinamento, mas a expectativa é de que cheguemos a 85, podendo alcançar 100″, acredita. Saiba mais sobre CTS Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que poderão servir como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Os locais precisam atender a requisitos básicos, como distância para um aeroporto com capacidade de pouso para aeronaves de porte médio, distância do local de treinamento para um hotel com 55 quartos exclusivos, entre outros. Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo estado.
É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras podem não ter nenhum. A análise dos técnicos leva em conta mais de cem detalhes técnicos nos campos e hotéis. São considerados o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo (é analisado o solo, não o gramado), drenagem, etc. A análise de um projeto é tão minuciosa quanto a de um campo já existente. E, a exemplo do que já aconteceu com os projetos dos estádios, são analisadas também as garantias financeiras de que o projeto estará pronto para a Copa do Mundo da FIFA. Com Portal da Fifa.
Fonte: Jornal Correio