Uberlândia é a primeira cidade do interior do país a receber o ILS

O empenho do prefeito Odelmo Leão foi fundamental para garantir a instalação do ILS (Instrument Landing System), equipamento que permitirá que o Aeroporto de Uberlândia Tenente Coronel Aviador César Bombonato opere melhor, com maior precisão de pouso em condições climáticas adversas. A afirmação é do Superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Uberlândia, João Marcos Coelho Soares.

“O prefeito foi nosso parceiro nesta caminhada que se estendia há anos. Uberlândia será uma das poucas cidades brasileiras e a única que não é capital a ter o equipamento”, afirmou o superintendente.

O Prefeito Odelmo Leão reforçou que esta é mais uma grande conquista para Uberlândia. “O ILS vai melhorar nossas condições de pouso. Isso significa mais agilidade para o aeroporto e mais desenvolvimento econômico para a cidade”.

As obras para implantação do ILS no Aeroporto já estão autorizadas. “A empresa está no aeroporto. Agora iremos aguardar o processo de contratação, procedimentos administrativos e a implantação do canteiro de obras”, disse o Superintendente da Infraero em Uberlândia, João Marcos Coelho Soares.

Ainda de acordo com superintendente, o equipamento foi adquirido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), do Ministério da Defesa, e deve entrar em operação no prazo de três a cinco meses.

Desenvolvimento do transporte aéreo

A Prefeitura de Uberlândia firmou em abril de 2006 um convênio com a Infraero no valor de R$ 70 milhões para obras de ampliação da pista de pouso e decolagem e implantação da Área Intermodal de Cargas. Em 2007 doou para a União uma área de 209 mil metros quadrados, parte da antiga Fazenda Buriti. Já foram executadas as obras de ampliação e também do novo acesso ao aeroporto. A Infraero realizou estudos de viabilidade do terminal de cargas, e o parecer foi favorável à implantação.