Uberlândia é a 4ª melhor cidade do país para se viver

Uberlândia é a 4ª melhor cidade do Brasil e 1ª de Minas Gerais para se viver
Desde o primeiro levantamento em 2010, município subiu 6 posições no ranking ‘Desafios da Gestão Municipal’, apresentado pela consultoria Macroplan, e ocupa a 1ª posição nacional na taxa de nascidos vivos com pré-natal adequado, matrícula na pré-escola e atendimento de água.

Foto: Assessoria vereador Carrijo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uberlândia recebeu no dia 31 de outubro, mais um reconhecimento às políticas públicas desenvolvidas pela gestão Odelmo Leão em prol da qualidade de vida da população, com investimentos robustos e sólidos em setores essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e saneamento. A cidade aparece como a 4ª melhor do país e a 1ª de Minas Gerais para se viver na edição 2024 do ranking “Desafios das Gestão Municipal” (DGM), divulgado pela consultoria Macroplan após análise de 15 indicadores entre os 100 maiores municípios brasileiros (com mais de 275 mil habitantes).

Destaque em educação, saúde, seguranças e saneamento
Em três dos indicadores do DGM 2024, Uberlândia chega a ser a primeira do país. Os destaques estão na alta taxa de matrícula pré-escolar, no sucesso de nascidos vivos com pré-natal adequado e no atendimento de 100% da população com água tratada. A segunda maior cidade mineira ainda é vista como uma das mais seguras, ocupando a 2ª posição entre as menores taxas de homicídio por 100 mil habitantes.

A base de dados do ranking abrange o período de 2010 a 2023, mostrando que o município avançou 49 posições apenas no indicador de educação e outras 45 na cobertura de atenção básica. A percepção de segurança subiu 39 lugares, enquanto o fornecimento de água avançou 34 posições.

Além disso, Uberlândia a gestão Odelmo Leão é marcada por importantes feitos e reconhecimentos, como:
– Cidade eleita por 2 vezes a Melhor Gestão do País do Prêmio Band Cidades;
– Governo com mais de 70% de aprovação;
– Maior pacote de obras de iluminação pública – PPP;
– Hospital Municipal com certificação internacional de qualidade;
– Mais de 10 mil vagas criadas na educação;
– Mais de 4 mil câmeras de monitoramento urbano e rural, e nas escolas também;
– Modernização da frota de ônibus, sem aumento na tarifa desde 2020;
– Revitalização e ampliação do Hospital Municipal, criação do Anexo Santa Catarina, Centro de Internação Pediátrico, Centro de Internação Clínico, Centro Vida e Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista;
– Recuperação do IPREMU.

Na 2ª sessão ordinária de 4 de novembro de 2024, o vereador Carrijo destacou o assunto em plenário, confira:

 

Outros rankings correlatos em que Uberlândia foi destaque em 2024: