Uberlândia inova gestão administrativa com Web Social
Um sistema que possibilita controlar o funcionamento das ações e programas sociais realizados pela administração municipal. O Web Social é um software de gestão que possibilita fazer um diagnóstico dos benefícios oferecidos à população. O seu lançamento foi feito pelo prefeito Odelmo Leão, também idealizador do software, nesta segunda-feira, dia 25, no Centro Administrativo Municipal.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia oferece 2.960.194 milhões de benefícios para 1.140.964 pessoas, distribuídos em 543 programas e 286 equipamentos sociais cadastrados no Web Social. Com base nos cadastros efetuados no Web Social, pelas secretarias e órgãos municipais, a Prefeitura terá mais facilidade e agilidade para identificar as demandas da população. A partir desse levantamento, poderá reavaliar as ações a serem desenvolvidas.
“Essa é uma ferramenta que faz toda a administração colaborar pela transparência das ações, uma vez que todos serão responsáveis por prestar informações. São detalhamentos que nos ajudará a conhecer mais as necessidades sociais de cada região e, com isso, poderemos adotar estratégias para obter resultados ainda melhores no atendimento à população“, afirmou o prefeito.
De acordo com o prefeito, o Web Social foi apresentado na semana passado ao governador Antônio Anastasia. “O governador gostou da idéia e enviará uma equipe a Uberlândia para saber a parte operacional do sistema para levar também para a administração estadual”, disse Odelmo Leão.
O prefeito destacou ainda a importância de órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público na formatação do sistema.
Um raio x dos programas sociais
Para abastecer o Web Social, as secretarias e órgãos da Prefeitura vão atualizar periodicamente o sistema com dados como: quantidade e tipos de programas disponibilizados à população, quantidade de pessoas e famílias atendidas nos programas e regiões e bairros que atendem a comunidade, entre outros. Também serão inseridas informações sobre nome, etnia, idade e sexo dos beneficiários.
Na área de Educação, o Web Social apresenta um panorama de todos os alunos matriculados da rede municipal de ensino, incluindo dados relacionados à saúde. O sistema aponta, por exemplo, se há alunos diabéticos em determinada escola. Dessa maneira, a Prefeitura pode reavaliar a merenda oferecida naquela unidade para melhorar atender aos estudantes.
Outra pesquisa que pode ser feita é sobre a quantidade de pessoas contempladas nos diferentes programas das secretarias de Agropecuária e Abastecimento, Cultura, Desenvolvimento Social e Trabalho, Habitação, Saúde e Futel. Além do levantamento sobre a atuação dos programas por secretarias, o Web Social permite detectar a abrangência dos programas de acordo com a região da cidade e com isso descobrir o que cada comunidade mais utiliza e quais setores possuem carências para redimensionar os atendimentos.
“Para administrar uma cidade como Uberlândia tem que se ter algo desta grandeza e organização Nós tínhamos que ter um direcionamento pra saber onde estamos operando, onde temos deficiências e onde temos que agir mais. A partir deste pensamento, determinei a formatação do Web Social.”, destacou o prefeito.