UAI Roosevelt recebe serviço de higienização

A comunidade acolhida pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Roosevelt encontrou o local de cara nova nesta segunda-feira (5). Desde a última sexta-feira (2), todo o espaço passou por um outro processo de higienização hospitalar. O trabalho foi resultado de uma parceira entre a Prefeitura de Uberlândia e a Start Química, que se uniram pelo objetivo comum de recuperar o setor da saúde e aprimorar a limpeza das UAIs.

Funcionário da unidade há 12 anos, o técnico em enfermagem Valdair Francisco Borges gostou da iniciativa e disse que o lugar está mais agradável para todos. “Ficou muito bom! A equipe que participou da higienização está de parabéns. Os pacientes também gostaram e estão elogiando o trabalho de todos e do novo ambiente. É possível ver que a limpeza aconteceu do chão ao teto”, observou.

Esta é a quarta unidade da rede de saúde a ser contemplada com a limpeza terminal (do teto ao chão). As outras que já receberam são UAI Tibery, UAI Morumbi, UAI Martins e Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. A expectativa é que todas as unidades sejam contempladas.

O trabalho durou três dias. Para receber o reforço de higienização nesse fim de semana, a UAI Roosevelt se organizou de modo a manter os atendimentos normalmente. O pronto-socorro da UAI Roosevelt foi o primeiro a receber a intervenção. As demais especialidades e procedimentos foram atendidos normalmente. A enfermaria e o ambulatório também receberam as equipes de limpeza.

Uma ação que agradou os pacientes que estiveram na unidade neste início da semana. Aguardando atendimento no pronto-socorro, a estudante Cecília da Silva Bernardes disse que a UAI Roosevelt ficou de cara nova. “Está tudo arrumadinho. As paredes estão limpas e o chão está brilhando. Há muito tempo eu não via a unidade deste jeito”, comentou.

À espera dos exames realizados mais cedo, Itamar Novato Filho gostou de tudo que viu do na parte externa e na enfermaria. “O ambiente ficou melhor e mais agradável mesmo estando em um hospital. Agora, é pedir que a população tenha consciência de que isso aqui é nosso também e conserve o lugar, porque a equipe trabalhou muito para deixar a unidade toda limpinha assim”, reforçou.

Processo importante

A higienização foi feita pelos próprios profissionais da unidade que passaram por treinamentos para aprender a manipular os produtos. Os serviços envolveram todas as encarregadas de limpeza das UAIs, além de enfermeiras da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e outros profissionais que receberam o treinamento e a doação de materiais ou maquinários por parte da empresa.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde, Vânia Maria Martins, os benefícios são incontáveis. “É uma ação pela recuperação da saúde que beneficia toda a comunidade e é contínua”, disse.

Fonte:
SECOM/PMU