Tempo para abertura de empresas cai para seis dias
Um relatório divulgado pelo Governo de Minas mostra que a instituição de empresas em Uberlândia está cada vez mais desburocratizada. Em maio deste ano, o tempo para legalização e licenciamentos diminuiu de sete para seis dias. Há sete anos, eram necessários três meses para formalizar um empreendimento.
A pesquisa aponta ainda que no mês de maio foram constituídas 258 empresas. Esse número coloca Uberlândia em primeiro lugar no ranking das cidades do interior de Minas que mais registraram formalizações de empresas no mês.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosalina Vilela, estes apontamentos são resultado de políticas públicas voltadas para os micro e pequenos empreendedores. Uma delas é a parceria com o Governo do Estado para a abertura de negócios ser realizada de modo simplificado em Uberlândia.
“Desde que aderimos ao Programa Minas Fácil, Uberlândia ratificou a sua competência como cidade ideal para instalação de novos negócios. Passou ainda, a reunir todos os requisitos para o sucesso empresarial. São avanços históricos que geram emprego, renda e melhor qualidade de vida à nossa população”, afirmou.
O Minas Fácil existe desde 2006 no Município. Na unidade do programa são oferecidas orientações gratuitas sobre os procedimentos necessários para a constituição de uma empresa de modo legalizado. Para mais informações, o empreendedor deve ir à travessa Joviano Rodrigues, 47, entre as avenidas Floriano e Cesário Alvim, no bairro Aparecida.
Números de Uberlândia que fazem parte do relatório de desempenho:
Abril: 200 constituições
Maio: 258 constituições
Média dos últimos 5 meses: 257 constituições
Prazo médio para abertura de empresas na cidade: 6 dias
Fonte: Relatório gerencial do Minas Fácil – referência: maio/2012