Técnica do Ministério da Saúde se surpreende com atendimento em Uberlândia

A consultora técnica do Ministério da Saúde (MS), Graziela Tavares, esteve em Uberlândia nesta quinta-feira (3) para conhecer o modelo adotado pelo Município no acolhimento de pacientes por meio da classificação de risco. Os técnicos do MS têm percorrido várias cidades brasileiras em busca de experiências de sucesso no atendimento aos usuários na rede pública de saúde.

A indicação de Uberlândia foi feita pelo secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, e por representantes da Secretaria de Estado de Saúde, levando em conta que Uberlândia implantou a classificação de risco em 2006. O MS está em busca de informações para agregá-las à nova política nacional de atenção básica.

Desde o final de 2010, Uberlândia adotou o protocolo de Manchester para a classificação de risco, que garante um atendimento ainda mais ágil e humanizado em todas as unidades de saúde, seja numa UAI ou num PSF.

A primeira visita de Graziela Tavares em Uberlândia foi à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, onde foram apresentados números de atendimentos e o tempo médio de espera depois da implantação da classificação de risco. A consultora técnica conheceu também como está sendo feito o monitoramento online, que permite que a coordenação da rede municipal de saúde acompanhe todos os procedimentos, desde o momento da entrada dos usuários nas unidades até o atendimento.

A segunda visita foi na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF) São Gabriel, que atende cerca de 5 mil moradores. Após conhecer todos os procedimentos, Graziela Tavares disse que ficou impressionada com o trabalho. “Eu já vim com uma expectativa grande, pois ouvi falar bastante da cidade e o atendimento na Atenção Primária à Saúde me surpreendeu. O acolhimento com classificação de risco envolvendo não só o individuo como também as famílias chamou a minha atenção, além do trabalho em sintonia entre as unidades que formam a rede municipal de saúde”, afirmou.

No fim da tarde, Graziela Tavares fez uma breve visita ao Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Ela percorreu os vários setores da unidade e conheceu os equipamentos e procedimentos realizados na unidade.