Teatro Municipal recebe últimos preparos para inauguração dia 20
O Teatro Municipal de Uberlândia será inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão na quinta-feira, 20 de dezembro, às 19h, após anos de espera. Com a abertura do espaço cultural, Uberlândia entrará definitivamente para o circuito dos grandes espetáculos e importantes centros culturais do Brasil e do mundo. A obra foi projetada em 1989, pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Nestes dias que antecedem a inauguração, o prefeito Odelmo Leão acompanha de perto os detalhes do que está sendo realizado. Nesta segunda-feira (17), o prefeito visitou as obras, que seguem intensas nesta reta final. Cerca de 130 profissionais de diversas áreas trabalham nesta última quinzena para deixar tudo pronto para a estreia. O carpete foi completamente instalado e as poltronas começam a ser montadas. No foyer, o piso recebe acabamento e, na escada suspensa que leva ao auditório, o tradicional tapete vermelho está sendo estendido. Na parte externa do Teatro, funcionários trabalham no plantio da área gramada, palmeiras e outras plantas.
Em 2005, para grande parte da população e da classe artística, a concretização do Teatro parecia um sonho impossível, mas para o prefeito Odelmo Leão era um objetivo. Após oito anos e muito empenho, a meta foi alcançada. Com o Teatro, a cidade de Uberlândia eleva o seu desenvolvimento cultural à altura de sua importância econômica; além de disseminar os valores culturais e incrementar o mercado cultural da região, favorecendo a geração de empregos e de renda em segmentos relacionados ao processo artístico-cultural. O novo espaço cultural também estimula a produção artística na região e o intercâmbio cultural no Brasil. A casa de espetáculos promove ainda o acesso da população aos bens e valores culturais, como meta fundamental para a conquista da cidadania plena, uma vez que o Teatro é também um equipamento social.
“Para a cidade é uma grande conquista artística, cultural, arquitetônica e, até mesmo, econômica. Para mim, é uma alegria realizar a inauguração, que não seria possível sem a participação de nossos parceiros, da população e de Deus”, disse o prefeito Odelmo Leão.