Serviços da Prefeitura são disponibilizados de forma remota
Preocupada com o bem estar e segurança da população, a Prefeitura de Uberlândia tem realizado ações para que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos municipais. Por isso, desde o fim de março deste ano, diversas soluções digitais* foram criadas e lançadas pela Prefeitura de Uberlândia.
Além de atendimento via telefone e e-mail, ferramentas como whatsapp, portais, videoaulas e até mesmo consultas virtuais foram pensadas a fim de garantir que a população continuação tendo acesso aos serviços essenciais sem a necessidade de se deslocar presencialmente ao Centro Administrativo Municipal, autarquias, institutos e fundações ligadas à Administração Municipal. Veja abaixo:
Agendamento de vacina
Em março, os idosos interessados nem receber a Imunização da Influenza em casa ganharam um canal para agendamento através do “Alô Saúde” no 0800-940-1480, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h à s 13h.
Consulta Virtual
Ainda para evitar aglomerações nas unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia criou a Consulta Virtual Covid-19, que está em funcionamento desde 27 de março através do Zap da Prefeitura (34) 9 9774 – 0616. Além da consulta, o usuário também acessa no Zap informações sobre a doença, bem como dados atualizados.
Pelo Zap da Prefeitura também foi criado um sistema de apoio psicológico a profissionais da saúde durante a pandemia. As consultas, tanto para suspeita de Covid-19, quanto psicológicas, são realizadas pelo aplicativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Programa Escola Uberlândia
Com a suspensão temporária as atividades nas escolas municipais, foi lançado o Programa Escola em Casa que além de disponibilizar matérias complementares para toda a rede municipal através do Portal da Prefeitura (acesse aqui), terá videoaulas exibidas gratuitamente na TV aberta e na internet no final de maio.
EducaUdi
Outra ferramenta voltada à rede municipal foi o aplicativo EducaUdi, disponível para IOS e Android. Por meio da ferramenta é possível acompanhar integralmente a vida escolar do aluno, bem como acessar comunicados e orientações emitidas pelas escolas.
DMAE
Além do atendimento 24h através do telefone 115, o Departamento Municipal de Água e Esgoto está proporcionando atividades do Programa Escola Água Cidadã (Peac). As videoaulas estão sendo ministradas através da plataforma Google Classroom. Sem atendimento presencial, a autarquia possui alguns canais de atendimento. Veja aqui.
Requerimentos
Para reduzir a necessidade do atendimento presencial no Centro Administrativo, o núcleo de Protocolo da Secretaria Municipal de Administração possui agora três canais para atendimento: o Protocolo Online, o Whatsapp (34) 9 9680-4050 e pelo e-mail [email protected]. Por meio deles, o usuário pode solicitar requerimentos (veja a lista aqui), enviar documentos, gerar a taxa do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e acompanhar o andamento dos processos.
Apoio às empresas
A Prefeitura de Uberlândia criou uma página deApoio às Empresas, disponível no Portal da Prefeitura (Acesse aqui), com informações voltadas ao setor. Além disso, diversos serviços podem ser solicitados via e-mail. Veja aqui:
Procon
Sem atendimento presencial, o Procon ganhou espaço no Zap da Prefeitura (34) 99774-0616. Agora o consumidor consegue solicitar pela ferramenta negociação de dividas, fazer denúncias, entre outras opções.
Esporte
Com o fechamentos dos parques da cidade, desde o fim de março a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) iniciou a realização de videoaulas de Mix Dance e ginástica artística na página do Facebook do Parque do Sabiá.
Ceai em Casa
A Administração Municipal lançou em meados de abril o Ceai em Casa. Com videoaulas gratuitas, pensado e criado para manter os idosos em movimento e aumentar o seu bem-estar durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), a plataforma pode ser acessada por toda a comunidade gratuitamente (clique aqui).
Cultura em Casa
Tendo em mente a importância do lazer e da cultura, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou o “Cultura em Casa no início de abril. Na plataforma estão disponíveis sete abas de conteúdos divididos entre cartilhas, músicas, literatura, artes visuais, podcast, documentários e material audiovisual (clique aqui).
*Os aplicativos e plataformas disponibilizados pela Prefeitura de Uberlândia foram desenvolvidos pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub).