Seleção brasileira halterofilismo está se preparando em Uber

Pela primeira vez na história, a seleção brasileira Paraolímpica de Halterofilismo realiza uma pré-temporada antes de uma competição de nível internacional. A equipe está em Uberlândia, desde o último sábado, treinando e fazendo avaliações no campus da Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os halterofilistas da seleção estão se preparando para os jogos Parapan-americanos, que serão disputados em novembro em Guadalajara (México).

Os halterofilistas permanecem até a próxima quinta-feira, em Uberlândia, e, na sexta-feira, embarcam para Curitiba (PR), onde participam da segunda etapa do Campeonato Regional até domingo (17).

Ao todo, estão na cidade 12 atletas e três técnicos, sendo que os halterofilistas Edilândia Rodrigues Araujo, Rodrigo Marques e o técnico Weberson Santos Lima são do Centro de Treinamentos de Uberlândia. “Estamos unindo os atletas da seleção e juntamente com os nutricionistas e a comissão médica acreditamos que poderemos melhorar a performance deles em até 10% no Parapan-americano do México. Está sendo muito bom, porque nunca fizemos isso”, disse um dos técnicos da seleção brasileira Valdecir Lopes.

A uberlandense, Edilândia Rodrigues, de 24 anos, sexta colocada no Mundial da Malásia (2010), disse que está motivada com os treinamentos. “Preciso treinar muito para melhorar a minha marca, que é de 100 kg, e ter chances, no futuro, para chegar às Paraolimpíadas”, disse.

Uma das atletas mais experientes da seleção, Terezinha Mulato, de 39 anos, tem várias medalhas em mundiais e foi oitava colocada nas Paraolimpíadas de Sidney, em 2000. “Temos tudo para em algum tempo nos tornarmos uma pedra no sapato dos melhores do mundo”, afirmou.

Fonte: Correio de Uberlândia