Sabiazinho será sede do Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpico 2010
Entre os dias 17 e 20 de novembro, acontece em Uberlândia, o XII Campeonato Brasileiro de Bocha Paraolímpico. O evento mais importante da modalidade, a nível nacional, será realizado na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves, “Sabiazinho”, sob a organização da Associação Nacional de Desporto para Deficientes – ANDE e da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – APARU, contando com o patrocínio do Comitê Paraolímpico Brasileiro e apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
De acordo com Leandro Garcia, Coordenador do Núcleo do Paradesporto da Futel, a competição reúne os melhores atletas de suas respectivas regiões em quatro categorias e tem como finalidade ranqueá-los para a classificação dos que representarão o Brasil na Copa do Mundo de Bocha CPISRA 2011, na Irlanda do Norte.
O campeonato conta com a participação de 64 atletas de todas as regiões do Brasil. A APARU/FUTEL terá cinco atletas representando Uberlândia na competição, sendo eles Silvia de Paula (classe BC1); Clodoaldo Massardi (classe BC3); Daniele Martins (classe BC3); Valmir Araújo (Classe BC4) e Nardélio Luz (Classe BC4).
“Nossos atletas estão treinando muito para o campeonato e, a expectativa é a melhor possível. Vamos em busca do ouro para a nossa região. Esperamos que a comunidade venha prestigiar e torcer pelos nossos atletas” diz o treinador da equipe de bocha de Uberlândia, Glênio Fernandes Leite.
Entre os desportistas que participaram do Campeonato destacam-se, Dirceu Pinto (Mogi das Cruzes – SP) e Eliseu Santos (Curitiba – PR), atuais campeões paraolímpicos – Pequim 2008 e campeões mundiais – Lisboa 2010, e também Jarbas Pereira (Suzano – SP), campeão da Copa América – Canadá 2009, os três pertencentes à Classe BC4 (uma das quatro classificações funcionais da modalidade).
Sobre a Bocha
A Bocha é derivado de um jogo do império romano. Os italianos introduziram regras e os ingleses o adaptaram para os deficientes físicos. Em nosso país o jogo foi implantado oficialmente em 1996.
É uma modalidade singular, pois leva a expressão “superar barreiras” ao seu extremo. É composta por atletas com limitações físicas severas, em sua maioria pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular ou tetraplegia por lesão raquimedular, que, para exercerem suas atividades, contam com o suporte especialíssimo de auxiliares mais do que dedicados, também apaixonados pelo esporte.
Programação
17/11/2010
Abertura do Campeonato: 16 horas
* Após a abertura haverá duas partidas para abrir a Competição.
18 a 20/11/2010
Competições: 08 às 18 horas