Sabiazinho será palco da formatura do Proerd
Na próxima quarta-feira (24), às 9h, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), alunos e professores de escolas da rede pública e particular vão participar da formatura do 2º semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O programa é uma parceria da Prefeitura de Uberlândia com a 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Os policiais militares vão às escolas e realizam 10 palestras por turma – conhecidas como as 10 Lições do Proerd – de modo a incentivar a auto-estima, o cultivo da felicidade, o controle das tensões e a civilidade. Além disso, também são ensinadas técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros, às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas e à violência de forma geral.
“A administração municipal é parceira da Polícia Militar e é uma responsabilidade muito grande levar essa formação à comunidade escolar e do bairro. A cada dia damos um passo enorme para que os cidadãos tenham a consciência de resistência e prevenção às drogas e à violência”, afirmou o superintendente da Defesa Social, Orion Alves.
Segundo a assessora do Programa Bolsa Família da Secretaria Municipal de Educação, Arlene Moraes, o foco é desenvolver um trabalho que vai além das escolas. “Os policiais que fazem essas palestras também participam de reuniões de pais para fazer com que as orientações se espalhem pela comunidade como um todo. É importante a conscientização do ambiente escolar, mas também, é ainda mais relevante que os ensinamentos se estendam por toda uma região, até atingir todo o bairro”, explicou.
O programa atende todas as escolas municipais de Ensino Fundamental e é realizado semestralmente, sendo que, cada escola participa uma vez a cada seis meses. “Às vezes quando o número de alunos por instituição é maior, a escola é trabalhada durante todo o ano para atingir todos os estudantes”, ressaltou a assessora.
Neste semestre, 1586 alunos e 46 professores de 10 escolas da prefeitura vão participar da formatura. No dia da cerimônia, os alunos receberão um kit com lanche, estojo, lápis, caneta, régua e camiseta com a marca do Proerd.
Histórico do Proerd
O Proerd é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E.* (Drug Abuse Resistance Education), desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e é aplicado em 50 países envolvendo 60 mil policiais. No Brasil, a Brigada Militar, desde 1998, vem desenvolvendo o PROERD nas escolas através de policiais militares voluntários.
*DARE – trocadilho com a palavra inglesa que significa ter coragem, ousar