Reinado do Carnaval 2010 foi definido na noite de sábado (23)

A Rainha, a Princesa e o Rei Momo do Carnaval 2010 foram escolhidos na noite deste sábado (23), no Bar Chamego, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Na abertura do Carnaval, cerca de 800 pessoas compareceram ao Baile do Reinado para ver o desfile dos candidatos, ao som de muito samba.

Os 15 jurados observaram a apresentação de 18 garotas que disputavam o título de Princesa e Rainha e dois concorrentes para ser o Rei Momo. Com 135 pontos, Tuane larisse Silva ficou em primeiro lugar e recebeu a faixa de Rainha. Para ela, a disputa nunca é fácil, pois todas as outras garotas também estavam bem preparadas. “Todas as candidatas fizeram um ótimo trabalho e ser a rainha é sempre motivo de muito orgulho, mas com muito trabalho pela frente. Com certeza este vai ser um ótimo carnaval para mim”, afirmou.

De acordo com Maylla Rosa, Rainha de 2006, 2007 e 2009, a passagem de faixa é um momento crucial. “É quando sabemos quem será o novo representante do carnaval da cidade. Quando entregamos a faixa, a nova Rainha precisa saber que tem de dançar muito, distribuir charme e sambar de coração”, disse.

Com 134 pontos, Laurilene Sabino de Oliveira, ficou na segunda posição, o que lhe deu o título de Princesa do Carnaval. A terceira colocada, Kissy Mari Silva (133 pontos), será a suplente da Rainha, caso aconteça algum imprevisto antes dos desfiles.

Para completar o Reinado, Vander Martins (“Chefinho”) foi eleito o Rei Momo 2010. “Para mim este é um trabalho muito sério que precisa ter simpatia e espírito carnavalesco. O público está ali na avenida esperando pelo melhor, por isso vou fazer o possível e o impossível para que, junto da Rainha e da Princesa, façamos o melhor carnaval”, contou.

A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, participou do Baile e elogiou os vencedores. “A escolha do Reinado foi linda. Foi tudo muito bem organizado, e animado. Iniciamos com o pé direito o carnaval 2010, que promete muito mais samba e charme nos desfiles na avenida”, destacou.

A tradição do reinado

A história retrata o carnaval desde 1909, devido ao fluxo que circulava pela avenida. “A escolha do Rei Momo que é mais recente, aproximadamente há 20 anos. Mas ela ainda tem um toque tradicional, até mesmo com as mudanças de locais em que a escolha é feita”, esclareceu Ramon Rodrigues, presidente da Associação das Escolas De Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (ASSOSAMBA).

O Reinado comanda os quatro dias de folia no Carnaval. Segundo Carlos Silva, diretor de Assuntos Afro-Raciais (Diafro), o Rei momo, a Rainha e a Princesa têm um significado tradicional muito forte. “Eles devem levar alegria, transmitir felicidade a todos os foliões do carnaval durante os dias que antecedem e também nos dias do desfile”, explicou.

Carlos Silva ressalta a valorização dada à estrutura do Carnaval de 2010. “Ficou excelente! Temos de parabenizar o empenho da Prefeitura de Uberlândia e da ASSOSSAMBA, que juntos estão fazendo um trabalho para fazer do carnaval deste ano um evento de muita qualidade”, elogiou.