Reformas do aeroporto de Uberlândia devem terminar em Março

O ILS, sigla inglesa para Instrument Landing System, aparelho que auxilia pousos de aeronaves em climas adversos, deverá entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2013 no aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato em Uberlândia. A expectativa é da superintendência local da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) quanto ao término, em março, das reformas na pista exigidas pela Agência Nacional de Aviação (Anac) para que fosse permitido o uso do equipamento.

Enquanto não entra em funcionamento o instrumento, que impedirá o fechamento do terminal por causa do tempo chuvoso ou nublado, a superintendência continua investindo na melhora da estrutura do aeroporto. Isso para atender à demanda crescente de usuários do terminal, que é o segundo maior de Minas Gerais, atrás apenas de Confins, em Belo Horizonte. Nos meses de janeiro e fevereiro, serão lançadas licitações para aumento da área de desembarque e de climatização do salão externo. Um valor de cerca de R$ 100 mil será investido para as obras.

Desde 2011, vários outros investimentos foram realizados, totalizando uma aplicação de recursos de R$ 2,5 milhões. Entre as melhorias, estão a ampliação da sala do embarque, a adequação do sistema de ar-condicionado, a revitalização do sistema de drenagem e sinalizações da pista, a instalação de totem de tomadas para os passageiros, a construção total dos muros do entorno e a troca da estação meteorológica de superfície.

Fora as ações concretas, há dois projetos em andamento. Um versa sobre a modernização da torre de comando e o outro, a construção de uma nova torre para o terminal. Na avaliação do superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy, todos os progressos conseguidos ocorreram, porque as lideranças uberlandenses não mediram esforços para pleitear benefícios. “O grande projeto para o futuro, agora, é planejar o aeroporto para se tornar um terminal de cargas para completar a característica logística da cidade”, disse.

Aparelho de Raio-X não está funcionando

O aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato, de Uberlândia, conta com dois raios-X na entrada da sala de embarque. O segundo aparelho, adquirido no fim de 2012, ainda não está em funcionamento, pois será necessário contratar um especialista terceirizado para que ele funcione simultaneamente com o que já opera. A previsão é que até o fim de janeiro isso ocorra.

Segundo o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy, o funcionamento conjunto deverá ser usado sempre nos horários de pico, entre 6h e 7h da manhã e entre 17h e 18h da tarde. Juntos, os dois raios-x devem diminuir a espera na fila para a sala de embarque de 6 para 3 minutos.

 

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Repórter: Fernando Boente