Programa Mãe Uberlândia atende mais de cinco mil gestantes por ano
O programa Mãe Uberlândia, criado na administração do prefeito Odelmo Leão, atende anualmente cerca de 5 mil gestantes, com uma média de 43 mil consultas pré-natal. O programa oferece acompanhamento médico no pré-natal e kit de enxoval gratuitamente às mães. Assim que o bebê nasce, a assistência continua com o programa Aninhar, em salas aconchegantes nas unidades de saúde, onde as mães recebem orientações de médicos e enfermeiros.
Com a implantação do Programa Mãe Uberlândia, foi possível reduzir 15% de mortalidade infantil de crianças até um ano e também os índices de gravidez na adolescência e partos prematuros. É também objetivo do programa Mãe Uberlândia reduzir partos prematuros e orientar o planejamento familiar. O trabalho é realizado através de oficinas de preparação para o parto e aleitamento, consultas, exames laboratoriais e vacinação atualizada, envolvendo 100% das gestantes que realizam partos através do SUS.
O programa já beneficiou milhares de gestantes, oferecendo exames laboratoriais, procedimentos relativos à gravidez, ginecologia e preparação para o nascimento do bebê. Para participar do Programa Mãe Uberlândia, basta que as gestantes se cadastrem na Rede Municipal de Saúde.
Fonte: SECOM/PMU