Programa Escola Bem arrumada conclui obras na EMEI do bairro Marta Helena

Mesmo sem atendimento presencial, o zelo da Prefeitura de Uberlândia marca presença no diário de obras e reformas de cada estrutura educacional sob responsabilidade do município por meio do Programa Escola Bem Arrumada. Nesta semana, por exemplo, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Marta Helena, recebeu os últimos retoques.

“Quando as aulas presenciais puderem ser retomadas, os alunos e servidores vão encontrar uma escola totalmente reformada e bem cuidada, uma determinação do nosso prefeito Odelmo Leão”, alegrou-se a Secretária Municipal de Educação, Tania Toledo.

A reforma na EMEI do Marta Helena beneficiará, diretamente, 111 crianças de zero a dois anos matriculadas e 60 servidores capacitados para o trabalho. Executada pela empresa licitada Lok Service Tecnologia Eireli, as melhorias contaram com revisão de toda rede elétrica, hidráulica e manutenção no telhado com instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (raios e trovões), trazendo mais segurança e evitando danos nos aparelhos eletrônicos.

O cuidado e o capricho da gestão municipal também estão na pintura do prédio. As áreas internas e externas foram todas renovadas e toldos para proteção também foram instalados. Os banheiros foram revitalizados e um novo reservatório d’água já está no local, pronto para ser utilizado. “A reforma da Unidade Escolar é um sonho realizado que reascendeu entusiasmo unindo pensamentos num bem comum de um educar lúdico”, disse a diretora da Emei Marta Helena, Marta Barbosa da Silva, ao ver a escola pronta.

A obra, que já está concluída, seguiu criteriosamente as exigências da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Acessibilidade. Com a entrega, a unidade soma a outras 28 que já tiveram as manutenções concluídas. Por meio do Escola Bem arrumada, 37 outras escolas estão atualmente em reformas.

Escola Bem Arrumada

O “Escola Bem Arrumada” tem início com vistorias técnicas nas escolas. Nesta fase são observados principalmente as redes hidráulica e elétrica e itens como infiltrações nos telhados. Outros aspectos considerados envolvem situação dos bebedouros de água fornecida aos alunos e servidores, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincados e rachaduras nas paredes. Em seguida tem início a execução dos serviços.

Para o trabalho ser o mais amplo possível, além da Educação e da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (EMAM), o programa tem a participação de outras secretarias municipais. Dezenas de profissionais são envolvidos em serviços como os feitos pela pasta de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, que consiste em capinas, roçagens e podas de árvores, tanto na parte interna da escola como na externa e em lotes vagos no entorno. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes é responsável pelas sinalizações viárias e Obras pelas recuperações das massas asfálticas nas vias do entorno. Também está envolvido o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Um trabalho considerado indispensável é feito pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das escolas, os focos estão sendo eliminados no entorno dela em calhas, telhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, entre outros itens.