Programa Buriti de Proteção e Preservação das Nascentes apresenta resultados positivos

O Programa Buriti de Proteção e Preservação das Nascentes da Bacia do Rio Uberabinha implantado em 2008 pelo prefeito Odelmo Leão com o objetivo de recuperar a vazão de água do Rio Uberabinha e da sub-bacia do Ribeirão Bom Jardim (responsáveis pelo abastecimento de água na cidade) tem apresentado resultados positivos.

Os produtores rurais recebem incentivos para proteger e recuperar as nascentes. Os técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) fazem o plantio de mudas e constroem cercas, curvas de nível e barragens de retenção de água. Isto evita a erosão do solo e cria um corredor ecológico, preservando também a fauna da região.

O programa já tem parceria com produtores de 122 propriedades rurais e estão em fase de planejamento e realização do diagnóstico da propriedade mais 46 produtores. Já foram construídos, por meio do Programa Buriti, 150.190 metros lineares de cerca, que protegem 1.983 hectares de área de preservação permanente. No entorno destas áreas, foram plantadas 92 mil mudas e outras 20 mil serão plantadas nos próximos dois meses. Além disso, visando à proteção de mais 820 hectares, mais 14 produtores rurais já assinaram o termo de aceito. O trabalho é realizado pelo Programa Buriti em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA).

Em cinco ou seis anos de implantação do programa Buriti, a expectativa é que o aumente em cerca de 30% o volume de água. Para mensurar os resultados, o Dmae já adquiriu os equipamentos e está realizando estudos que determinarão os parâmetros de qualidade e quantidade de água.

Fonte: SECOM/PMU