Prefeitura renova convênio para execução do programa Bombeiro Mirim

Na tarde desta terça-feira (9), o prefeito Odelmo Leão renovou, junto ao 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros (5º BBM), um importante convênio em prol da comunidade. Por pelo menos mais um ano, o programa Bombeiro Mirim promoverá valores de cidadania, dedicação, altruísmo e civilidade aos integrantes dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). A assinatura aconteceu em solenidade no Centro Administrativo, com a presença de representantes do batalhão e crianças atendidas.

Durante a solenidade, o prefeito Odelmo Leão destacou o resultado positivo do projeto na vida dos pequenos. “A área social é uma das grandes prioridades da nossa gestão. Acima de tudo, temos trabalhado para preparar nossas crianças para o futuro. Portanto, fizemos questão de reativar e fortalecer esse projeto em 2017, pois ele contribui significativamente para a formação desses meninos”, destacou.

Na oportunidade, presenciaram a assinatura alunos do Naicas Pequis, os quais elencaram uma representante para realizar um agradecimento ao prefeito. “Queria agradecer ao senhor pela oportunidade que nos proporcionou e a todos os bombeiros que estão aqui por tudo que nos ensinaram até hoje”, comentou Thaynná Tavares, 11 anos, em seu discurso

Ao todo, 100 crianças, entre 8 a 16 anos, de quatro Naicas serão contempladas pela iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. “A intenção é de atender ainda mais crianças. É um projeto que merece toda a atenção, pois traz situações para que a criança cresça, tenha cidadania, mude seu comportamento, sua vida nas escolas e na família. Enfim, é um projeto que só traz benefícios para as crianças que participam”, relatou a secretária à frente da pasta, Iracema Barbosa Marques.

Com a ação, os jovens participantes aprendem lições de prevenção a acidentes (domésticos e de trânsito), incêndios, afogamentos, além de apreender noções de primeiros socorros. Também adquirem consciência coletiva para preservação do meio ambiente, promoção de saúde e da higiene, educação, cidadania e civismo. Tudo isso por meio de atividades teóricas e práticas realizadas, em sua maioria, na sede do Batalhão, sob supervisão dos próprios militares e servidores municipais.

“O intuito é despertar nas crianças uma proatividade. Que elas interajam na sociedade como agentes pensantes, mas de uma forma preventiva, seja com vizinhos, familiares, seja na segurança de si ou de próximos. Isso desperta o interesse na participação social pensando no próximo, um princípio de cidadania e inserção social”, comentou o Comandante do 5º Batalhão do corpo de Bombeiros de Mians Gerais (CBMMG), Marco Aurélio dos Santos.

As atividades já estão sendo realizadas desde o início de ano. Os encontros acontecem duas vezes na semana para quatro turmas, à tarde e de manhã no contraturno escolar. Para viabilizar o projeto, as crianças e adolescentes receberam kits com mochila, uniforme, roupas de frio, maiô ou sunga, boné, caneca, protetor solar e material a ser utilizado nas aulas.

Histórico

O programa Bombeiro Mirim foi idealizado e colocado em prática pela primeira vez ainda durante os dois primeiros mandados do prefeito Odelmo Leão (2005-2012). Neste período, cerca de 300 crianças e adolescentes foram atendidos. Depois de ter permanecido inativo nos últimos anos, foi retomado em virtude da importância de suas ações de orientação e conscientização do público infantojuvenil.

SECOM