Prefeitura oferece curso gratuito de piscicultura na próxima semana

Condições climáticas favoráveis, abundância de recursos hídricos e potencial do comércio. São fatores como estes que credenciam a criação de peixes como uma das práticas mais promissoras do mercado consumidor brasileiro, aliada aos baixos custos de produção, alta qualidade produtiva e retorno financeiro. A partir da próxima segunda-feira (9), todo esse conhecimento será colocado em prática com o curso de piscicultura, oferecido gratuitamente no Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf).

Inédita no município este ano, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD), junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Minas). Com carga horária de 40 horas, o curso se estende até o dia 13 de abril, das 8h às 17h. Durante todo esse período, estudantes, produtores e técnicos da Prefeitura poderão estimular conhecimentos teóricos e práticos sobre o cultivo de peixes em tanques escavados.

Público diversificado

Mesmo sem ter iniciado, o curso já mobiliza interessados de vários segmentos diferentes. É o que afirma o diretor de Agropecuária, André França. Segundo ele, a expectativa é que a iniciativa ganhe novas proporções a partir desta edição.

“É uma oportunidade gratuita, em parceria com o Senar, como resultado do Novo Agro*, se relacionando com outras vertentes do programa. Essa é a primeira turma que formamos e já temos participantes garantidos para as próximas edições. Pessoas que, embora não façam parte desta área de produção, enxergam na piscicultura um potencial para o futuro. É um público diversificado, que se reúne pelo interesse em ampliar o conhecimento, trocar informações e vivenciar novas experiências”, destacou.

Oportunidade de negócios

Apesar de simples, a piscicultura exige critérios específicos que devem ser cumpridos, amparados pelo conhecimento técnico, estrutura, localização, exigências legais, equipamentos, automação e matéria-prima, sem prejudicar o meio ambiente. É importante verificar a adaptação das espécies, a qualidade da água, nível de oxigênio, acidez, além de técnicas para manejo, reprodução e nutrição. Um conjunto de fatores que, para André França, proporciona bons resultados com a produção e retorno financeiro.

Novo Agro*

O curso de piscicultura segue um dos cinco pilares do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, com foco na gastronomia, turismo rural, agroindústria de pequeno porte, agroecologia e criação de peixes. A iniciativa foi lançada no fim de 2017 pelo prefeito Odelmo Leão, conduzida em parceria entre a SMAAD e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit).

Para outras informações do curso, basta entrar em contato pelo 3215-2044 (Aquário Municipal), pelo 3232-4336 e 3232-4165 (anexo da secretaria de Agropecuária), ou diretamente no Cetaf, pelo telefone 3234-1362. O espaço está situado na rua Sudepe, 1410, no setor das Chácaras Tubalina, junto à sede da Ferub (Fundação de Excelência Rural de Uberlândia).