Prefeitura lança programa ‘Escola em Casa’ para apoiar estudantes

Alunos da Rede Municipal de Ensino agora contam com uma ferramenta de apoio para estudos fora do ambiente escolar: é a plataforma digital “Escola em Casa”. Disponível no Portal da Prefeitura de Uberlândia, o recurso foi desenvolvido com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham um rotina educacional durante o período de suspensão temporária das aulas- uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). (Acesse aqui)

A novidade, que conta com conteúdo didático e atividades on-line desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, foi apresentada na tarde desta segunda-feira (6) pelo prefeito Odelmo Leão durante coletiva de imprensa na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo. Ao lado da secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, e do diretor presidente da empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Mendes, Odelmo Leão explicou que a iniciativa, nesse primeiro momento, atende estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

“A partir da semana que vem, vamos liberar o material para a educação infantil, alcançando as crianças de 0 a 5 anos. Esse programa vai permitir que os alunos possam exercitar o conhecimento em casa. É uma forma de protegermos nossas crianças, nossos profissionais da educação e darmos oportunidade de que a formação educacional continue sendo oferecida”, disse o prefeito.

A secretária à frente da pasta destacou que o conteúdo da plataforma é um complemento ao ensino formal. “Não se trata de reposição de aulas. Nesse momento, a nossa prioridade é com a saúde e a segurança de todos. A reposição das aulas será tratada em outro momento. Por agora, o nosso foco está em oferecer o reforço de aprendizagem para que as crianças e os adolescentes não fiquem tão afastados da escola. Para isso contamos com o apoio dos nossos professores, que se voluntariaram para preparar conteúdo e, em alguns casos, fizeram até vídeos”, declarou Tânia Toledo.

Como funciona

A plataforma “Escola em Casa” pode ser acessada na página principal da Prefeitura e por meio das guias “Educação” e “Serviços”. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, material didático disponibilizado, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

“A página é responsiva, adaptando-se aos mais diversos tipos de telas, incluindo smartphones e tablets”, observou o diretor presidente da Prodaub, Reginaldo Mendes.

Para  quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas vão fornecer as apostilas. Para a retirada do conteúdo, as escolas municipais estarão abertas às terças-feiras, a partir do dia 14 de abril, das 8h às 10h.