Prefeitura lança ferramenta de comunicação com empresas

Elaborado pela Prefeitura de Uberlândia para aumentar a eficiência da administração pública e facilitar a vida do cidadão, o sistema Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) continua cadastrando, até dezembro deste ano, os empreendimentos da cidade.  A ferramenta trata-se um ambiente online criado para ser, desde o início desse mês, o canal de comunicação oficial da Secretaria Municipal de Finanças com as empresas instaladas na cidade. Por ele, mensagens, intimações, notificações, auto de infrações e outros processos que eram comunicados por correspondência serão realizados virtualmente.

Como utilizar

Para que o DEC possa ser utilizado como caixa postal oficial, os donos das empresas ou contadores deverão realizar cadastro no sistema (http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/dec/) entre os meses de julho e dezembro deste ano, de acordo com cronograma do ramo de atividade estabelecido pelo decreto municipal 17.656 de 25 de junho de 2018. O cadastro é obrigatório para todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviço e pode ser efetuado com o certificado digital utilizado pela Receita Federal.

Aqueles que não detêm certificado digital podem realizar um pré-cadastro no DEC, mas terão que validar o registro presencialmente mediante agendamento online para atendimento na plataforma do Centro Administrativo Municipal. Importante ressaltar que, enquanto o período de cadastramento estiver vigorando, a Secretaria Municipal de Finanças ainda continuará remetendo correspondências para se comunicar com as empresas. Entretanto, a partir de 2019, toda a comunicação deverá ser realizada exclusivamente pela plataforma online.

Mais uma ferramenta online

O secretario municipal de Finanças, Henckmar Borges, explica que o DEC é mais uma das soluções que integram o programa Gestão Total, implantado por determinação do prefeito Odelmo Leão para modernizar, melhorar a eficiência e retomar a credibilidade da administração pública. “O DEC é mais um passo do projeto que temos de, no futuro, tornar online todos os processos administrativos e financeiros junto ao cidadão e contribuinte. Um processo que, a cada avanço, torna mais fácil a comunicação e a resolução de diversas questões. Além disso, significa economia de recursos e tempo para todos”, explicou.

Via Pmat

O Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) também foi desenvolvido por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (Pmat) financiado em Uberlândia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  O sistema integra, com um investimento de R$ 12,3 milhões, o pacote de melhorias que a Prefeitura de Uberlândia idealizou para modernizar o sistema de gestão financeira e administrativa do Município. O ambiente foi programado pela DSF Inteligência Tributária Municipal, que já entregou à administração o Portal de Negociação neste ano e o Sistema Integrado de Administração Tributária Municipal (Siat) em outubro de 2017.

Acesse o DEC pelo endereço http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/dec/

Fonte: SECOM/PMU