Prefeitura lança Busão Social para levar serviços itinerantes às comunidades

O Busão Social, uma nova alternativa de atendimento municipal à população em situação de vulnerabilidade, foi apresentado pelo prefeito Odelmo Leão nesta quinta-feira (13). O evento de lançamento do projeto foi realizado na praça Cívica da Prefeitura de Uberlândia, respeitando as normas de biossegurança devido à pandemia de Covid-19. O projeto é mais uma ferramenta itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) que oferecerá atendimentos do Município nos locais que mais necessitam. A ideia é possibilitar, na prática, que a assistência social fique cada vez mais próxima das pessoas sem que elas precisem se deslocar aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou ao Centro Administrativo Municipal.

“Tudo aquilo que está sendo possível nós, da administração municipal, estamos fazendo. Só no início da pandemia até hoje, nós investimos mais de R$ 220 milhões em Uberlândia. Portanto, minha gente, em todas as áreas que durante a pandemia podemos atuar, nós estamos atuando. E o “Busão Social” é mais uma entrega para ajudar, com vários serviços, a nossa população.” disse o prefeito Odelmo Leão durante o lançamento.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques, também comemorou o novo instrumento que auxiliará as comunidades: “Estas pessoas não são só carentes de poder aquisitivo, são carentes de informações. Levaremos até as famílias mais vulneráveis conhecimento, encaminhamentos, palestras e vamos acompanhar de perto a realidade de cada um para ajudar da melhor forma e isso é um ganho para toda cidade.” comemorou a Secretária.

O Busão Social percorrerá a cidade com equipes do setor de assistência social da Sedesth orientando as comunidades sobre inserção em serviços, programas, projetos, benefícios e ainda os devidos encaminhamentos para solucionar demandas apresentadas. Dentre os serviços oferecidos, constam cadastramento e recadastramento do CadÚnico, inscrição no Bolsa Família e orientações para obter Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteirinha do Idoso Interestadual e isenções para o Registro Geral (RG) e da tarifa de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), entre outros.

Para oferecer comodidade e mais dignidade à população, o ônibus foi todo adaptado às diversas necessidades, inclusive com elevador que permite que deficientes físicos acessem o interior do veículo. O equipamento conta ainda com toldos, cadeiras, mesas e recebeu plotagens que conferem um aspecto acolhedor e diferenciado. Durante os atendimentos, será respeitado o protocolo de biossegurança e as famílias receberão um kit contendo álcool em gel, álcool de limpeza e máscara facial.

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Foto: Danilo Henrique  – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Primeiro atendimento

O primeiro atendimento do Busão Social está programado para ocorrer na próxima segunda-feira (17), às 12h, no final da rua Principal, no Assentamento Renovação, localizado ao lado esquerdo da BR-365, sentido Ituiutaba (MG). Estima-se que, no assentamento, habitem 300 famílias, somando cerca de 1,8 mil pessoas. A expectativa é toda a demanda do local seja atendida e, para isso, o ônibus permanecerá pelos dias que forem necessários antes de atender outra localidade. Será montada uma estrutura, com toldo e grama sintética, para garantir conforto e segurança às famílias que esperarão pelo atendimento do equipamento.