Prefeitura investe na modernização para atender munícipes

Promovendo o distanciamento social devido à pandemia da covid-19, a Prefeitura de Uberlândia tem buscado se modernizar cada vez mais para continuar atendendo aos munícipes. Para isso, o executivo tem adotado diversos serviços online, onde o munícipe resolve diversas questões relacionadas ao município por meio de dispositivos eletrônicos, sem sair de casa e com poucos cliques (veja mais abaixo).

São dezenas de serviços em todos os setores, como o atendimento médico ambulatorial, requisições de alvarás, resoluções de débitos, entre outros. E todos esses serviços em um só local: o Portal da Prefeitura. A medida, além de facilitar o acesso aos munícipes, serve ainda como uma boa prática sustentável, uma vez que a realização dos trâmites de forma eletrônica evita a utilização de papel.

“Sempre busquei acompanhar as evoluções que o mundo pede e a modernização do serviço público tem sido realizada constantemente na minha gestão. Esse avanço serve ainda para os tempos atuais, onde pedimos para que todos nos ajudem a conter o contágio desta terrível doença e, desta forma, nós oferecemos os serviços para que a pessoa também consiga resolver suas questões”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Confira abaixo alguns dos principais serviços oferecidos pela Prefeitura de Uberlândia de forma remota

Novo portal

 Com o compromisso de oferecer uma ferramenta facilitadora entre a população e os serviços públicos, o prefeito Odelmo Leão lançou, em agosto do ano passado, o novo site da Prefeitura de Uberlândia. Disponível pelo www.uberlandia.mg.gov.br, o novo Portal da Prefeitura de Uberlândia foi reestruturado com base nas melhores práticas de web nacionais e internacionais para promover uma melhor experiência para o usuário, com um layout mais dinâmico, responsivo, interativo, simples e prático, agregando novos dados e funcionalidades. O site está integrado às redes sociais e se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, tamanhos de tela e janelas. Além disso, está interligado com outros sistemas, direcionando o usuário para as áreas do financeiro, atualização de notícias e de recursos humanos, por exemplo.

Confira aqui alguns dos principais serviços disponibilizados de forma eletrônica pela Prefeitura de Uberlândia: 

Sistema de Alvará/ Requerimento pela Internet (eRequerimentos)

Sistema de Desenvolvimento da geração e postagem automática dos documentos de Alvará e Habite-se da Secretaria de Planejamento Urbano, bem como a disponibilização de consultas ao cidadão/contribuinte na web por meio de Código de Autenticidade.

 

Transparência do terceiro Setor

Tem a finalidade de controlar e gerar as informações referentes aos gastos dos recursos de subvenção repassados aos órgãos da sociedade civil “Terceiro Setor”.

 

Sistema de Alvará/ Requerimento pela Internet (eRequerimentos) – 11 certidões disponíveis

Certidão de loteamento aprovado, certidão de desistência de projeto urbanístico, certidão de cancelamento de projeto urbanístico, certidão de sistema viário, certidão de bairro, certidão de localização, certidão de medidas e confrontação, certidão de zoneamento e usos permitidos, certidão de perímetro urbano, certidão de perímetro urbano e zona e expansão urbana, certidão de desapropriação.

 

Web Compras

Tramitação eletrônica da requisição de compras pela Web até a fase em que chega na diretoria de compras. Contempla assinatura da requisição com certificado digital. Tendo como base principal agilizar o processo de compras junto ao Município de Uberlândia de forma ágil, o que possibilitou ganho no processo.

 

Sistema Alvará Sanitário

Desenvolvimento de alvará sanitário na WEB. O sistema informatizou a vigilância sanitária, o que possibilitou a geração e controle dos alvarás emitidos pelo órgão, bem como possibilita que o Munícipe imprima o Alvará pela Web.

 

Alvará num Clique

Desenvolvimento do sistema alvará num click na web. Possibilita que o Alvará de construção seja solicitado pela Web aceitando que arquivos sejam anexados no sistema. Contempla um chat para comunicação entre o solicitante externo e o analista da secretaria municipal de Planejamento durante a fase de avaliação/aprovação do projeto.

 

Consulta de Sepultos

Desenvolvimento de aplicativo para consulta de Sepultos para facilitar à comunidade a localização dos sepultos a partir dos dados pessoais como, nome, data do falecimento ou data do sepultamento.

 

Whatsapp da Prefeitura – (34) 99774-0616 – Com os seguintes serviços

 

– TELEFONES ÚTEIS: Opção que retorna ao munícipe uma lista com os principais telefones úteis do município e link do site da prefeitura com todos os telefones úteis.

 

– Whatsapp – DMAE (segunda via de contas, certidão de quitação de débito, histórico de consumo, notificar vazamento na rua/calçada).

 

– IPTU 2020 – Opção que retorna ao munícipe em PDF da segunda via do carnê de IPTU do ano de 2020 do imóvel selecionado através de consulta feita pelo CPF do proprietário.

 

– Consulta Virtual – Ainda para evitar aglomerações nas unidades de saúde, a Prefeitura de Uberlândia criou a Médico Virtual, que está em funcionamento através do Zap da Prefeitura (34) 9 9774 – 0616. Além da consulta com um clínico geral, o usuário também acessa no Zap informações sobre o coronavírus, bem como dados atualizados. Pelo Zap da Prefeitura também foi criado um sistema de apoio psicológico a profissionais da saúde durante a pandemia. As consultas, tanto para suspeita de Covid-19, quanto psicológicas, são realizadas pelo aplicativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

– Fale com o PROCON – O cidadão também encontrará serviços da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Na plataforma, assim que o solicitante enviar uma mensagem, uma resposta automática aparecerá oferecendo sete opções. Dentre estas, a pessoa deverá escolher a número 3, referente ao PROCON. A partir daí, poderão ser feitas denúncias referentes a estabelecimentos abertos irregularmente, aglomeração de pessoas, preços abusivos, além de ser possível solicitar a negociação de dívidas e fazer outras reclamações.

 

Aplicativo Salve Maria

Trata-se de um aplicativo, desenvolvido pela PRODAUB, que tem como objetivo facilitar a denúncia de violência contra a mulher. A ferramenta Salve Maria permite que qualquer pessoa denuncie abusos de forma rápida e precisa, por meio de um canal direto com a Polícia Militar (PM). O recurso está disponível para as plataformas Android e iOS

 

Novo Portal de Uberlândia

O novo Portal da Prefeitura de Uberlândia foi reestruturado com base nas melhores práticas de web nacionais e internacionais para promover uma melhor experiência para o usuário, com um layout mais dinâmico, responsivo, interativo, simples e prático, agregando novos dados e funcionalidades. O site está integrado às redes sociais e se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, tamanhos de tela e janelas. Além disso, está interligado com outros sistemas, direcionando o usuário para as áreas do financeiro, atualização de notícias e de recursos humanos, por exemplo

 

Portal Transparência

Novo Portal da Transparência, que foi modernizado para permitir o acesso rápido e fácil a contas públicas e despesas. As páginas do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) também ganharam uma nova aparência.

 

Restrição Urbanística

Com esse recurso, o contribuinte não precisa mais se deslocar até o Centro Administrativo Municipal para ter acesso ao documento que detalha as restrições de uso e ocupação do solo em uma determinada área. O pedido de restrição urbanística é feito quando a pessoa precisa construir ou reformar um imóvel e para levantamento cadastral, caso em que se busca saber se a área em que a edificação se encontra tem autorização para o exercício de uma atividade específica, por exemplo. No documento, constam os limites legais que devem ser respeitados em cada projeto.

 

Alvará Sanitário Online

Aplicação Web que possibilita ao cidadão requerer o Alvará Sanitário pela Internet, sem a necessidade de se deslocar ao Centro Administrativo Municipal ou até a Vigilância Sanitária.

De acordo com o CNAE ou CBO do requerente, o sistema emite um documento de dispensa do Alvará Sanitário ou apresenta um formulário para preenchimento de informações que será analisado pela VISA para deferimento ou indeferimento do Alvará Sanitário. Caso seja deferido, o munícipe poderá emitir seu Alvará Sanitário sem a necessidade de se dirigir a um dos órgãos.

 

Aplicativo UDI sem Dengue

A ferramenta é um novo aliado da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, pois permite uma interação direta com a equipe do Programa de Controle da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Por meio do aplicativo, a população pode enviar fotos, vídeos e mensagens de texto ou voz alertando as equipes sobre possíveis criadouros do mosquito.

 

Integrador Municipal

É um sistema online que permite a abertura de empresas no Município de Uberlândia pela internet.

Com o sistema, a Prefeitura de Uberlândia reduz a burocracia no processo de abertura de empresas, torna o processo mais rápido e simples, agiliza o início das atividades nos novos negócios, reduz custos e gera mais emprego. É simples e 100% digital. O empresário poderá imprimir, a partir do sistema e sem se dirigir a nenhum órgão: cartão de inscrição, alvará definitivo, alvará sanitário.

 

APP EducaUdi

Tem o objetivo de tirar barreiras junto aos pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Esse aplicativo aproxima pais e escola, facilitando o acesso à frequência do aluno, aproveitamento, boletim, notas e eventos. Tudo isso estimula a participação da família na vida do aluno.

 

Portal do Professor

Tem o objetivo o lançamento das notas em sala de aula, possibilitando o professor executar de modo simples e ágil. Possui uma ferramenta de estreitar aviso de faltas para os Responsável/Pais dos alunos em tempo real.

 

Educação em Casa

Tem o objetivo a publicação conteúdo didático e atividades on-line desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação para mais de 60.000 alunos, abrange toda a rede: educação infantil (0 a 5 anos), fundamental (1º ao 9º ano) e especial da rede municipal. Além de contabilizar mais de 750 mil acessos na primeira semana após a sua publicação.

 

Aplicativo Mãe Uberlândia

 

O aplicativo “Mãe Uberlândia” oferece às gestantes informações sobre cada fase da gestação, como as mudanças que acontecem com a mulher e com o bebê mês a mês, os agendamentos das consultas e as vacinas que devem estar em dia, orientações nutricionais, tipos de parto, além dos cuidados com a saúde bucal, quais são as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a importância da prática de atividades físicas e do apoio familiar e os aspectos emocionais que envolvem esse momento. Após o nascimento, começa o acompanhamento do bebê até a adolescência.

 

Certidões Online

Aplicação Web que possibilita ao munícipe que solicite certidões e o habite-se de construção pela Internet – sem a necessidade de comparecer a PMU.

 

Edocs

Sistema de documentos para padronização e geração de documentos (ofícios/memorandos/dentre outros) no âmbito municipal (administração direta e indireta). Sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos.

Tem por finalidade possibilitar a comunicação OFICIAL entre os entes municipais, bem como departamentais, de forma 100% digital, eliminando o uso do papel, com toda a segurança necessária, utilizando-se de assinatura digital.

 

Cartão Idoso / Deficiente Online

A ferramenta possibilita que o munícipe solicite o cartão para estacionamento de vaga especial para idoso ou o cartão para estacionamento de vaga especial para deficiente, de forma virtual por meio do Portal da Prefeitura. A plataforma dispensa a necessidade de atendimento presencial, além disso, com o portal, as informações sobre os requerimentos, bem como, de deferimento/indeferimento, agora podem ser acessadas por meio da plataforma digital pelo requerente.

 

Mais Negócio

Na plataforma, o empreendedor tem a oportunidade de se cadastrar para fazer parte de um catálogo eletrônico. O recurso permite a divulgação de produtos e serviços no “Zap da Prefeitura”.

Pela opção oito do “Zap”, a população pode consultar endereços, contatos e redes sociais dos negócios cadastros por região e bairro, “uma forma de acesso fácil à informação para adquirir aquilo de que se necessita”.

Um dos objetivos é auxiliar o empreendedor local diante dos impactos econômicos da pandemia da Covid-19