Prefeitura iniciou poda de árvores do Parque do Sabiá
Nesta quarta-feira (23), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) iniciaram as podas de parte das árvores localizadas nas margens da pista de caminhada. A ação vai reduzir o risco de queda de galhos, aumentar a segurança dos usuários e proporcionar um ambiente com mais iluminação. Os trabalhos começaram a ser executados nas árvores de médio e grande porte que margeiam a pista de caminhada em frente à portaria principal do zoológico.
Primeira etapa
Para garantir a segurança da comunidade durante a execução do serviço, foi necessária a interdição de 1.800m da pista de caminhada, no período entre 7h e 17h. Durante a noite, horário de maior fluxo de usuários, toda a pista estará liberada ao público.
Esta interdição não causará prejuízos a quem pretende fazer exercícios, já que 3.200 metros de pista continuarão livres para o uso durante todo o dia. “Todo o planejamento foi feito para prevenir a possibilidade de qualquer desconforto junto aos frequentadores do Parque”, explicou o diretor-geral da Futel, Silvio Soares dos Santos.
Uma equipe composta por aproximadamente 20 pessoas dá andamento ao serviço. Inicialmente, a ação irá até o Canil da Polícia Militar. Isso porque a poda está programada para acontecer em etapas, prevenindo eventuais transtornos aos usuários do parque.
Vistoria técnica
Para ser feito o serviço, toda a vegetação passou por vistoria técnica composta por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes especializações, que indicou a necessidade desta intervenção pela própria idade avançada da flora. “Existem muitas árvores de grande porte com idade avançada, como pés de Eucalipto, por exemplo, com galhos que podem cair com o vento e que prejudicam a iluminação da pista”, afirmou o assessor técnico de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula.
SECOM