Prefeitura inicia curso gratuito Jovem Aprendiz nos Naicas
O primeiro passo rumo ao mercado de trabalho tem sido aperfeiçoado graças ao curso Jovem Aprendiz 2022, ofertado pela Prefeitura de Uberlândia por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e a Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu). As aulas já foram iniciadas, nesta semana, em quatro Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas): Lagoinha, Mansour, Luizote e Tibery.
No curso, são oferecidos aos jovens doze disciplinas, entre as quais estão educação ambiental, responsabilidade social, português, informática, matemática básica e convivência comunitária. O curso presencial e gratuito é oferecido à comunidade da região atendida pelas unidades. Na segunda quinzena, está prevista a abertura das aulas nas unidades: Morumbi, Marta Helena, Jardim Célia, Pequis, Canaã, Tocantins, Tapuirama e Maravilha.
Benefícios e seleção
Os alunos recebem uniforme e apostila gratuitamente. De forma conjunta, é realizado o acompanhamento sociofamiliar por equipe multidisciplinar e há a possibilidade de encaminhamento para o primeiro emprego. A seleção dos jovens ocorre conforme lista de espera. É necessário estar matriculado em instituição de ensino e ter mais de 14 anos.
Jovem aprendiz
Criado a partir da Lei da Aprendizagem, o Programa Jovem Aprendiz possibilita que estudantes comecem a trabalhar sem prejudicar os estudos, já que uma das premissas é a carga horária reduzida. Para participar, é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar devidamente matriculado na escola.
Os estudantes selecionados pela Prefeitura de Uberlândia têm idades entre 16 e 17 anos e foram classificados por meio de um processo seletivo. A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias, com remuneração de R$ 569,36, mediante contrato de 16 meses.