Prefeitura inaugura mais um trecho do Parque Rio Uberabinha

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Prefeitura de Uberlândia entregou mais uma parte do Parque Rio Uberabinha à população. A solenidade de apresentação dos novos espaços – que ficam entre as avenidas Getúlio Vargas e Fernando Vilela (margem direita do trecho 2) e Brigadeiro Sampaio e Presidente Kennedy (margens direita e esquerda do trecho 3) -, contou com a presença de moradores dos bairros Jaraguá e Daniel Fonseca, além de autoridades, representantes de entidades e associações.

Concebido como mais uma opção de lazer à comunidade, o Parque Rio Uberabinha permite a prática esportiva, a contemplação das belezas do Cerrado e é um ponto de encontro entre amigos e familiares. O projeto se baseia na recomposição do entorno do rio Uberabinha e no estímulo ao uso adequado dos espaços públicos naturais do Município.

“Nosso dever é proteger esse importante patrimônio natural. A cidade cresceu em volta do Uberabinha. Hoje, é um ponto de convergência, de resgate, preservação e conservação das águas e da vegetação nativa da região. Agradeço aos envolvidos na concretização deste sonho e principalmente ao prefeito Odelmo Leão, que acreditou na ideia e deu todo o suporte para a execução dos trechos. Ele investiu, se dedicou e fez acontecer. O resultado é a nossa contribuição para uma cidade que desenvolve de modo sustentável”, expôs a secretária municipal de Meio Ambiente, Raquel Mendes.

A parte entregue nesta manhã foi executada pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com o Praia Clube. O trecho conta com extensão total de 4.100 metros lineares de calçada, pista para caminhada e ciclovia, assim como bancos de alvenaria, lixeiras, postos de apoio (com estação de ginástica, bicicletário, telefone público, entre outros equipamentos). Placas informativas e mapa foram instalados nos trechos para orientar os usuários. A Secretaria Municipal de Obras, também auxiliou nos trabalhos, sendo a responsável pela terraplanagem e drenagem para a implantação do novo trecho, iniciada em junho de 2011. Durante o processo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente restaurou as matas ciliares, criou um lago e recuperou uma das nascentes do rio. A arborização nativa ganhou reforço com o replantio de mudas do Cerrado e grama.

“Fiquei encantada com esse lugar, porque a mudança foi grande. Está tudo lindo, perfeito para mim e minha família. Não é mais preciso nos deslocar para longe para se distrair e fazer exercícios, já que aqui temos toda a estrutura. E o melhor: perto de casa”, disse a aposentada Zelita Ramos dos Santos, que foi acompanhar a entrega dos trechos e agradecer o empenho dos servidores envolvidos no projeto.

Osmírio Alves de Oliveira, também conhecido como Ceará, é presidente da Associação de Moradores do bairro Osvaldo Rezende, um dos locais beneficiados com a instalação do Parque. Ele disse que o lugar é indicado para a recreação, mas também representa a integração da população de Uberlândia. “Graças à Prefeitura, a nossa antiga reivindicação se tornou realidade e está aí para todos usufruírem com responsabilidade. Faremos de tudo para ajudar a zelar deste espaço, que vai oferecer mais qualidade de vida aos moradores da região”, afirmou.

Outro bairro que fica às margens do rio é o Jaraguá. Por acreditar na recomposição do entorno e nas melhorias que a obra trará aos mais de 10 mil moradores do lugar, o senhor Henrique Peniche, chamado pelos amigos de “Carioca”, prestigiou o evento ao lado de amigos. “Sou presidente da associação do bairro e sei que este parque é o cumprimento de uma promessa. O prefeito tinha o compromisso de transformar o Jaraguá e assim o fez. Além de todas as melhorias, nos trouxe este espaço de lazer. Um presente que precisa ser conservado”, disse.

Durante a solenidade, a secretária de Meio Ambiente e estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (Uniube) fizeram ainda o plantio simbólico de uma muda de copaíba ao lado do posto de apoio 3, batizado como “Dr. Hamilton Marques Magalhães”. O nome é homenagem ao advogado que atuou em Uberlândia com foco na preservação do Cerrado. Mais de 60 alunos do quinto ano da Escola Municipal Professor Luís Rocha e Silva, localizada no bairro Tubalina, visitaram o Parque Rio Uberabinha e acompanharam o plantio de outras 20 espécies de árvores cedidas pelo Horto Municipal.

O Parque Rio Uberabinha, que compreende os trechos entre as avenidas Getúlio Vargas e Fernando Vilela (margem direita do trecho 2) e Brigadeiro Sampaio e Presidente Kennedy (margens direita e esquerda do trecho 3) possui:

*Arborização nativa feita através do plantio mudas do cerrado e de grama
*4.100 metros lineares de ciclovia, calçada e pista para caminhada;
*Bancos de alvenaria;
*Lixeiras;
*Posto de apoio (com bicicletário, telefones públicos, equipamentos para ginástica, mapa de localização do parque, entre outros equipamentos).

 

Fonte: SECOM PMU