Prefeitura habilita estabelecimentos para castração de cães e gatos

O controle populacional para garantir a saúde de cães e gatos vai avançar com a assinatura de contratos e emissão de ordens de serviços pela Prefeitura de Uberlândia junto a estabelecimentos credenciados que vão realizar, a partir de agosto, a castração com microchipagem (identificação do cão/gato), orientações quanto à guarda responsável e demais esclarecimentos sobre as zoonoses (doenças infecciosas transmitidas de animais para os seres humanos).

A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no Centro Administrativo, com a presença do prefeito Odelmo Leão, secretários municipais, autoridades e responsáveis da ONG e da Clínica credenciadas para realizarem as castrações neste primeiro momento: Instituto SOS Pet e Clínica Veterinária Pet House.

A assinatura é mais um passo na promoção de políticas públicas em prol do bem-estar animal. A Chamada Pública (clique aqui) tem como meta a realização anual mínima de 5.500 esterilizações cirúrgicas. Durante o evento, Odelmo Leão destacou a continuidade do chamamento público. “A Prefeitura continua buscando parcerias, por isso, o cadastramento segue até o fim do ano para ONG’s e clínicas interessadas em atuarem nesta necessária e importante tarefa, ao lado da gestão pública. Quanto mais participantes, mais atendimentos faremos. Portanto, a nossa meta, inicialmente, são 5,5 mil animais por ano, mas lutaremos para superar 7 mil castrações. E digo mais, o programa veio pra poder ficar nas políticas públicas da nossa cidade”, pontuou o Prefeito.

As empresas habilitadas também farão a microchipagem de cães e gatos esterilizados, que é uma espécie de RG do animal que facilita a identificação e evita o abandono. O projeto tem orçamento de cerca de R$ 1,2 milhão. Inicialmente, os serviços de castração serão disponibilizados aos animais em situação de rua e resgatados pelos tutores já cadastrados junto ao Município.

Segundo Amado Júnior, diretor do Zoológico Municipal e um dos coordenadores do projeto, o serviço de castração gratuita do município será completo. “Já temos um cadastro de quase quatro mil tutores que são protetores de animais e pessoas de baixa renda. Neste primeiro momento, atuaremos com esta lista fazendo a convocação por SMS e disponibilizando o processo que é completo. O animal que será castrado receberá o que for necessário no pré e pós cirurgia, como, por exemplo, a roupa cirúrgica. Além disso, o responsável terá todas as recomendações para a saúde do cão ou gato, evitando assim, as doenças (zoonoses), além de informações primordiais sobre adoção e guarda responsável, educando o tutor contra o abandono que é crime”.

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                            Mais ações para a Causa Animal

Durante o ato de assinatura de contratos e ordens de serviços, o Prefeito lembrou e revelou outras ações para o bem-estar animal do município. “Estamos trabalhando há meses e firmando um convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para atendimentos de animais atropelados ou debilitados nas ruas. Temos também uma parceria, há 14 anos, com o Hospital Veterinário da UFU que já castra anualmente cerca de 1.500 animais. E os nossos esforços não param. Vamos ter também uma unidade móvel que percorrerá os distritos e zona rural do município castrando cães e gatos. Com parcerias e muito trabalho, queremos que a nossa cidade seja referência em Minas Gerais, quem sabe, no Brasil”, disse Odelmo Leão.

Continuidade do Chamamento Público

A Prefeitura segue com o chamamento aberto até 31 de dezembro para o pedido de credenciamento por parte de clínicas e hospitais médico-veterinários e/ou Organizações Não-governamentais (ONGs). Interessados devem ir na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Av. Anselmo Alves dos Santos, nº 600, no bairro Santa Mônica.

A atuação da Prefeitura em prol da saúde e controle populacional dos cães e gatos não é recente. No âmbito do convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, de 2009 a 2021, a gestão municipal alcançou quase 17 mil procedimentos de esterilização. O instrumento permanece vigente, com média de 1.500 castrações por ano.

Além disso, no final do último ano (2021), em parceria com o Instituto SOS Pet, a Prefeitura de Uberlândia realizou 1.008 castrações em 36 dias, por meio de unidade móvel.