Prefeitura garante exames de alta qualidade na área de Saúde
O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMOLC) conta com mais um novo equipamento instalado pela Prefeitura de Uberlândia no setor de imagem. O Mammomat Inspiration é um sistema de mamografia para ser utilizado em procedimentos de rastreamento, diagnóstico e também biópsia nas mamasatravés de imagens digitais (sem uso de filme radiológico).
Equipado comgerador de alta frequência, integrado e controlado por um microprocessador, assim como proteção contra radiação, o sistema dispõe de funções automáticas especiais que oferecem mais conforto aos pacientes, agilidade e eficácia nos exames realizados pelos técnicos e qualidade de imagem para os médicos.
“Estamos concluindo um processo importante de operacionalização do Hospital Municipal. Menos de um ano após a abertura do setor de Imagem, o espaço está totalmente equipado com os mais modernos aparelhos para atender o povo de Uberlândia em suas diversas necessidades. É um comprometimento que nós fizemos e que estamos cumprindo a cada dia para oferecer um excelente atendimento à população”, disse o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.
Um dos diferenciais do equipamento Mammomat Inspiration é determinar, de acordo com as características de cada paciente, a força correta de compressão das mamas. O equipamento também possui funções que controlam o tempo de exposição dos seios para a mamografia.
O processamento de imagem rápido e em curto intervalo entre as exposições permite mais de 15 atendimentos por hora. Outro diferencial é que o equipamento oferece condições para examinar o paciente em pé, sentado ou deitado, o que facilita a realização da coleta de informações em pessoas com deficiência. A geração de imagem de alta qualidade também possibilita a visualização de lesões, mesmo em casos difíceis.
A mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo tipo mais frequente da doença no mundo e que responde por 22% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A realização do exame de mamografia tem contribuído para reduzir em até 30% a mortalidade por câncer de mama. É recomendado que toda mulher, a partir dos 40 anos, realize anualmente o procedimento.
Setor em pleno funcionamento
Com a instalação do mamógrafo digital, o setor de Imagem do Hospital Municipal passa a atender com capacidade plena. A imagenologia começou a funcionar no segundo semestre de 2011 com aparelhos de ressonância magnética, tomógrafo, ecocardiógrafo/ultrassom, arco cirúrgico e raios-x fixos e transportáveis, incluindo um telecomandado. Para utilizar os equipamentos, as equipes médica e técnica do Hospital são capacitadas por representantes da Siemens, fabricante alemã dos aparelhos.