Prefeitura entrega mais um EcoPonto para a comunidade
A prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta quinta-feira (25) mais um EcoPonto. Agora a comunidade do bairro Tocantins foi beneficiada com o local destinado para descarte de resíduos de pequenos geradores de materiais da construção civil, podas de árvores e lixo reciclado. A central serve também como ponto de entrega voluntária de recicláveis.
O trabalho de implantação dos EcoPontos teve início em 2009 pela administração do prefeito Odelmo Leão. A iniciativa atende às legislações de meio ambiente em relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos, que envolvem sistemas de reutilização, reciclagem, planejamento e desenvolvimento de programas coerentes com as políticas urbanas e ambientais.
As centrais são instaladas em locais estratégicos da cidade. Com o inicio das atividades no bairro Tocantins, já são nove unidades em funcionamento. Já foram beneficiados também os bairros Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi e São Lucas.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Batista Ferreira Júnior, a parceria com a comunidade do bairro Tocantins foi determinante para a implantação da unidade. “O local evitará que haja descarte em locais inadequados, mantendo o bairro limpo e com mais qualidade de vida. Foi um projeto em que o prefeito Odelmo Leão acreditou e nos deu todo o apoio. Temos que agradecer a ele por nos dar a oportunidade de concretizar este importante trabalho”, disse.
Ainda de acordo com o João Júnior, o entulho recebido vai para o Aterro Sanitário e o material reciclado para a Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos ou para a Cooperativa de Recicladores de Uberlândia. “Essa é mais uma ação da Prefeitura em favor da preservação do meio ambiente, que visa também proporcionar melhor qualidade de vida e mais oportunidades de trabalho para os catadores”, ressaltou.
O EcoPonto do bairro Tocantins dispõe de quatro caçambas para o descarte, despensa e cocheira. Também foi construída uma área de manobra e uma rampa para carroças e carretinhas para facilitar o trabalho dos catadores, carroceiros e motoristas que retiram as caçambas.
Desde a instalação das centrais foram recolhidas mais de 33 mil toneladas de materiais, o que demonstra a eficiência do serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura. A previsão é que até o fim deste ano, seja inaugura mais um EcoPonto no bairro Cruzeiro do Sul.
O que são resíduos de construção civil?
Tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, entre outros.
Veja onde estão localizados os oito EcoPontos em Uberlândia:
– Bairro Daniel Fonseca – Rua Itabira, 1720, esquina com a avenida Geraldo Motta Batista
– Bairro Guarani – Rua do Repentista, 350
– Bairro Luizote de Freitas – Rua Wilson Gonçalves de Souza, 10 (esquina com Rua Paulo Margonari)
– Bairro Morumbi – Rua Mangaba, esquina com rua Ingá
– Bairro Presidente Roosevelt – Rua Olívia de Freitas Guimarães, 950
– Bairro São Jorge – Avenida Serra do Mar, 411 (esquina com Avenida Serra do Espinhaço)
– Bairro Santa Rosa – Rua Ângela Alckmin, 211 (esquina com Rua Elis Regina)
– Bairro São Lucas – Rua do Gari, esquina com rua do Motorista
– Bairro Tocantins – Rua Docelino Freitas Costa, 511
Os EcoPontos possuem caçambas, energia elétrica, banheiro, despensa, varanda e cocheira. A cada viagem as pessoas podem despejar até 1 m³ de material. Lixo orgânico domiciliar não pode ser dispensado nas unidades.
As centrais funcionam todos os dias das 7h às 19h