Prefeitura entrega mais de 4 mil certificados profissionalizantes
O prefeito Odelmo Leão entregou 4.267 certificados aos jovens e adultos que concluíram os cursos oferecidos neste ano pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). A diplomação ocorreu em cerimônia realizada no saguão do Centro Administrativo Municipal.
“É com muita alegria que, mesmo com as dificuldades financeiras que temos enfrentado, conseguimos ofertar os cursos e dobrar o número de certificados entregues em relação ao ano passado. Uberlândia está entre as primeiras cidades com mais geração de empregos e é assim que se reconstrói um município. Vamos vencer os obstáculos com trabalho e dar oportunidades aos nossos jovens e famílias para que eles possam ser geradores da própria renda”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Durante todo o ano, foram oferecidos 29 diferentes módulos gratuitos à população com 16 anos ou mais. Em parceria com a Algar, Callink, Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia (Sindmetal), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Velox, Cofap/Marelli, Moroe – Axios, Pelegrino, Fremax, Curinga Veículos e Uberlândia Distribuidora de Peças.
A cooperação com essas instituições permitiu a criação de diversos novos cursos em segmentos variados, conferiu mais qualidade aos módulos oferecidos pelo Município e favoreceu a reestruturação dos equipamentos e ferramentas de trabalho utilizadas nas aulas. Iniciativa que habilita e fortalece a mão de obra, ajuda as empresas a retomar a confiança no potencial da cidade, gera emprego, renda e beneficia a população.
Mão de obra qualificada
Os cursos oferecidos gratuitamente tiveram como objetivo a qualificação e requalificação profissional de jovens e adultos de baixa renda, facilitando o ingresso deles ao mercado de trabalho. Para se ter ideia, a partir das qualificações, 1.365 dos mais de 4,2 mil alunos(mais de 32%) já foram encaminhados para postos de trabalho no mercado.
As formações são nas áreas automotiva, estética, alimentícia, empresarial e de tecnologia, em cursos como Informática Básica, Auxiliar Administrativo, Atendimento ao Cliente, Cozinha Básica, Mecânica Automotiva, Eletricidade Veicular, Auxiliar Financeiro, dentre outros.
As aulas foram ministradas nos cinco Centros de Referência Profissionalizantes localizados nos bairros Lagoinha, Planalto, Luizote de Freitas, Morumbi e Campo Alegre. Aulas também ocorreram nos dois ônibus itinerantes “Meu Ofício”, que percorreram os bairros como Guarani, Shopping Park, Pequis, Dom Almir, Pacaembu e Jardim Célia.
Formação qualificada
Aos 58 anos, a Maria Rosa do Santos estava orgulhosa da sua conquista. “Eu fiz o curso de bordado em pedraria e culinária no Centro do Campo Alegre. Eu estava desempregada e o curso foi uma forma de eu não ficar parada”, contou. Já a colega da dona Maria, Eucélia Aparecida Laje, de 59 anos, transformou os ensinamentos em renda. “Graças ao curso, hoje em dia eu faço trufas e estou vendendo muito bem. Aprendi muito com os profissionais e quero participar de outras capacitações no próximo ano”, revelou.
Já para a Amanda dos Santos, estudante de 18 anos, a capacitação a ajudou a descobrir sua vocação. “Eu conclui o curso de auxiliar administrativo, vou terminar o ensino médio neste ano e foi lá que percebi o que eu quero fazer no meu futuro. Agora penso em fazer uma faculdade de administração para me qualificar para o mercado de trabalho”, contou.
Iracema Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, ressalta que o governo municipal busca cada vez mais melhorar a estrutura fornecida, além de modernizar os equipamentos e ferramentas de trabalho. “É muito gratificante viver um momento igual a esse. Por meio de ações em prol da ampliação de iniciativas pautadas na capacitação profissional de jovens e adultos, conseguimos dobrar a quantidade de cursos oferecidos, atingindo um maior número de pessoas. O prefeito Odelmo Leão sabe que é dando oportunidades que contribuímos para que nossa juventude descubra vocações e se qualifique ainda mais”, contou.
Conheça os Centros Profissionalizantes da prefeitura:
Centro Profissionalizante Morumbi
Endereço: Av. José Maria Ribeiro, nº 897
Telefone: (34) 3232 – 3060
Centro Profissionalizante Planalto
Endereço: Rua do Jardineiro, nº 360
Telefone: (34) 3257 – 3795
Centro Profissionalizante Luizote de Freitas
Endereço: Rua Genarino Cazabona, nº 830
Telefone: (34) 3228 – 7520
Centro Profissionalizante Lagoinha
Endereço: Rua São Francisco de Assis, nº 1.070
Telefone: (34) 3226 – 6389
Centro Profissionalizante Campo Alegre
Endereço: Av. Cordilheira dos Andes, nº 1015
Telefone: (34) 3227 – 3767
SECOM