Prefeitura de Uberlândia lança processo seletivo simplificado para Assistente de Alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou no Diário Oficial do Município, um processo seletivo simplificado de assistente para atuação no Mais Alfabetização (Pmalfa). Com apoio do programa, os professores regentes do 1º e 2º ano do ensino fundamental de 51 escolas municipais contarão com o apoio de um auxiliar durante as aulas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O Mais Alfabetização foi lançado em janeiro deste ano pelo MEC, responsável pelo custeio e monitoramento do programa, com a proposta de fortalecer e apoiar as escolas na alfabetização dos estudantes. O Pmalfa também viabiliza atendimentos diferenciados em respeito às particularidades das unidades escolares e acompanha a progressão da aprendizagem dos estudantes, entre outras diretrizes.

Segundo a secretária de Educação, Célia Tavares, os assistentes contribuirão para melhores desempenhos dos profissionais do Município e ampliarão o aproveitamento por parte dos alunos. “Os professores terão um apoio fundamental no dia a dia. É um grande ganho para todos”, disse.

Inscrições

Podem ser inscrever no Mais Alfabetização os profissionais graduados ou graduandos nos cursos Normal Superior, Magistério (ensino médio na respectiva área), Pedagogia e licenciaturas. Os voluntários selecionados auxiliarão os professores regentes no desenvolvimento das atividades pedagógicas, cumprirão carga horária de acordo com as diretrizes do programa e acompanharão o desempenho escolar dos alunos. Os recursos financeiros serão custeados pelo MEC e destinados às aquisições de matérias de consumo e despesas com transporte e alimentação dos assistentes.

As inscrições para o programa, em Uberlândia, tiveram início na segunda-feira (30) e continuam até quinta-feira (3). Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br), no link “Inscrições, Concursos e Seleções”. Em seguida, devem acessar o e-mail informado durante a inscrição e imprimir a ficha de inscrição preenchida (que receberá automaticamente).

De posse da ficha impressa, os pretendentes às vagas devem dirigir-se às unidades escolares onde pretendem atuar, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 16h30 nas escolas da zona urbana; e das 8h às 11h nas escolas da zona rural. Os candidatos devem entregar ficha de inscrição devidamente preenchida e fotocópias nítidas e originais da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de quitação eleitoral e diploma ou Certificado de Conclusão, Histórico Escolar e comprovante de matrícula (para estudantes). É preciso também apresentar comprovante de residência no nome do candidato com até três meses anteriores à data de inscrição. Caso não seja possível, deve ser preenchida a Declaração de residência disponível no portal da Prefeitura.

A classificação final será divulgada no dia 9 de maio, nas unidades escolares onde cada candidato propôs a realização do voluntariado..

Uberlândia se inscreveu no programa

O Mais Alfabetização foi instituído pelo MEC, fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei 9.394, de fevereiro de 1996; e cumpre as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em dezembro de 2017.

De acordo com o Manual Operacional, divulgado pelo MEC, o Mais Alfabetização surgiu como uma estratégia do Ministério diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), criada com o intuito de avaliar o nível de alfabetização dos estudantes, ao fim do 3º ano do ensino fundamental.

As redes municipais ou estaduais convidadas pelo MEC a aderirem ao programa são aquelas com escolas vulneráveis, cujos alunos apresentam proficiências inadequadas em leitura, escrita e cálculo. Segundo Célia Tavares, este não é o caso de Uberlândia. O MEC considerou que os desempenhos dos alunos municipais de Uberlândia estão acima dos recomendados. “O Ministério da Educação permite que mesmo as cidades com bons resultados, como Uberlândia, façam a adesão ao programa. Decidimos participar por entender os inúmeros benefícios que teremos para os professores e nossos alunos”, afirmou.

Mais informações

– Diário Oficial do Município, edição 5.367, de 27 de abril – http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/19132.pdf
– Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento – http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85691-manual-operacional-pmalfa-final/file

Fonte: SECOM/PMU