Prefeitura dá início à entrega de tablets aos alunos da rede municipal
O prefeito Odelmo Leão apresentou, nesta quarta-feira (18), a nova ação do programa Escola em Casa, da Prefeitura de Uberlândia, que vai disponibilizar tablets para alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino devidamente inscritos e ativos no programa Bolsa Família. A implantação do benefício é uma iniciativa exclusivamente municipal e permite melhores acessos pelos estudantes ao processo de ensino e de aprendizagem, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19. Ao todo, foram adquiridos 11.375 tablets, que já começaram a ser entregues a partir de hoje.
“A Educação sempre foi e será uma prioridade para o nosso governo. A pandemia nos levou a um cenário em que tivemos e temos de inovar, investindo pesado em tecnologia. Portanto, estamos entregando esses tablets com internet para que todos tenham acesso aos conteúdos, no atual modelo híbrido de aulas, e para que possamos perseguir a meta de fazer dois anos em um, atenuando eventuais prejuízos causados pelo contexto às nossas crianças. Mas ressalto: nenhuma tecnologia substitui o talento e a competência dos professores”, pontuou o prefeito Odelmo Leão.
Segundo a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, os tablets facilitarão os acessos dos alunos às videoaulas, às orientações dos professores e a recursos que contribuirão para o melhor desenvolvimento de todos. “O material será disponibilizado em todas as escolas municipais de ensino fundamental ainda neste mês e utilizado pelos estudantes em atividades pedagógicas diárias, nas escolas ou em casa”, reforçou.
Cada kit tecnológico que será entregue aos alunos conta com tablet, carregador, cabo USB, capa de proteção e cartão para acesso à internet com cinco gigas. O empréstimo do kit será feito até a conclusão do ano letivo ou cancelado quando o estudante se ausentar das atividades escolares (virtual ou presencial) por três dias consecutivos e sem justificativa, solicitar sua transferência escolar, desistir do empréstimo ou abandonar a escola.
O estudante Rafael Martins Rodrigues, da Escola Municipal Prof. Leôncio do Carmo Chaves, foi o primeiro aluno a receber das mãos do prefeito a nova ferramenta de estudos e não conseguiu conter a emoção. “Eu queria agradecer ao prefeito Odelmo Leão, à secretária, aos meus professores pela oportunidade de estar aqui e receber o tablet! É um presente para todos nós, principalmente para quem não tem celular ou internet para estudar”, finalizou emocionado, o estudante do 9ª ano da rede municipal.
O empréstimo só será feito mediante assinatura do Termo de Responsabilidade e Autorização de Uso por parte do aluno maior de 18 anos ou de seu responsável legal. A utilização correta, assim com o transporte, será de responsabilidade do usuário, sendo proibido o empréstimo a terceiros. Qualquer dano no equipamento, durante o período de empréstimo, será de responsabilidade do aluno e de seu responsável, devendo ser informado imediatamente à unidade escolar.
Os alunos não poderão acessar informações na internet incompatíveis com a classificação indicativa de faixa etária, bem como gravações ou fazer downloads ilegais ou materiais protegidos por leis de propriedade intelectual e industrial. A resolução que regulamenta o empréstimo dos equipamentos foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 9 de agosto.