Prefeitura anuncia investimento para modernização dos serviços municipais

Pensar a evolução e o desenvolvimento do município sob a ótica da inovação e da tecnologia aliadas ao conforto ainda maior para o cidadão. E é a partir deste conceito que o prefeito Odelmo Leão assinou, na manhã desta quinta-feira (22), a ordem de serviço para o investimento na aquisição de novos equipamentos de informática, como servidores eletrônicos municipais. O anúncio foi realizado durante solenidade na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.

A modernização será concretizada por meio de um investimento de R$ 3,3 milhões, recursos que integram o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) – financiado no município pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Nosso objetivo sempre foi acompanhar o desenvolvimento e aproximar a gestão municipal do povo de Uberlândia. Logicamente, essas novas ferramentas, de última geração, irão trazer ainda mais comodidade ao cidadão em todas as áreas de atendimento”, adiantou o prefeito Odelmo Leão.

Seis servidores serão adquiridos pelo Município, estando à disposição a partir de janeiro de 2019, como explica diretor do Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Aparecido Mendes.  Esse melhoramento, segundo ele, permitirá que a internet interna seja melhorada e as condições de armazenamento de arquivos seja potencializada. O resultado é que todo procedimento realizado pelos servidores e contribuintes na prefeitura se tornarão mais ágeis.

“É algo que vai agilizar os serviços, dos mais simples aos mais complexos. São equipamentos de alta potência, com processadores e memórias modernas, utilizados somente por grandes empresas, com amplas estruturas de Tecnologia da Informação (TI). Estamos acompanhando a evolução tecnológica e fazendo isso para atender às necessidades por pelo menos os próximos cinco anos”, disse.

Upgrade tecnológico

Com os anúncios de hoje, a capacidade de armazenamento de dados da Prefeitura de Uberlândia aumentará dez vezes, passando de 14 terabytes para 150 terabytes. A velocidade de processamento também será seis vezes maior com os seis novos servidores que serão utilizados a partir de janeiro de 2019. Esta será a primeira atualização dos equipamentos eletrônicos municipais desde 2010, quando, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão (2009-2012), também houve investimentos no setor.

Na prática, as melhorias trarão mais agilidade para o trabalho dos servidores, otimizando prazos e a velocidade na resposta a pedidos feitos pela população, ganho na velocidade da internet e o desenvolvimento de novas ferramentas virtuais (como o já lançado Portal da Negociação, por exemplo) para criar uma cidade cada vez mais inteligente.

Alvará Sanitário Eletrônico

Outro destaque anunciado pelo prefeito Odelmo Leão foi o lançamento do Alvará Sanitário Eletrônico, que passa a valer a partir de hoje (22). “Instalamos uma central de protocolo na própria Vigilância Sanitária. Com isso, após a entrega da documentação no local, o fiscal vai até o estabelecimento e, caso não haja nenhum problema, este alvará será emitido na mesma hora no sistema, bem como eventual documento pendente. Com tudo devidamente feito, basta acessar o portal da prefeitura e imprimi-lo”, explicou Reginaldo Mendes.

Anteriormente, para requerer o alvará sanitário, o cidadão deveria se deslocar até o setor de protocolo do Centro Administrativo, que repassava a documentação para a Vigilância Sanitária e, em caso de algum documento pendente, retornava para o protocolo para informar o contribuinte e retomar o processo. “É algo que facilitará para a comunidade e para o servidor, além de agilizar a tramitação dos documentos e garantir mais rapidez no acesso àquilo que precisa”, destacou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Gilda Alves Correia.

Com essa modernização, o solicitante poderá acompanhar online a tramitação para expedir o alvará. Além disso, qualquer cidadão poderá consultar a autenticidade do documento de qualquer estabelecimento.

Tecnologia a favor das pessoas

Em menos de dois anos, a atual gestão municipal, por meio da Prodaub, estabelece uma nova realidade quando o assunto é inovação e tecnologia no serviço público. Exemplo disso foi o Programa de Licenciamento da Maternidade, com mais comodidade às futuras mamães; o Agendamento Online, que reduziu as filas de espera; e o Portal da Negociação, no qual contribuintes podem negociar débitos de tributos e multas em variadas condições via internet. Além disso, com o georreferenciamento urbano e da zona rural, a prefeitura também passou a contar com um levantamento completo e atualizado do município, com a possibilidade de criar ações e políticas públicas que favoreçam moradores de cada setor.

SECOM