Prefeitura amplia espaço de educação no trânsito para as crianças

O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos. Assim está definido no artigo 1º e parágrafo 2º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E com o intuito de orientar e educar a população desde cedo sobre essas noções, a Prefeitura de Uberlândia realiza há cinco anos um trabalho voltado às crianças. A ação acontece na Transitolândia, um espaço localizado no Parque do Sabiá, próximo ao Mundo da Criança.

No espaço, que simula as ruas da cidade, meninos e meninas aprendem noções de segurança e cidadania no trânsito. Para oferecer uma estrutura ainda melhor ao público atendido, a Prefeitura entrega às 9h30 da próxima quarta-feira (31), na comemoração do aniversário de 123 anos de Uberlândia, as novas instalações da Transitolândia.

O local passa a ter 1.655 metros quadrados e um Centro de Educação, com duas salas de aula, uma sala de reuniões, um depósito de equipamentos e bicicletas, dois sanitários e uma varanda. Além disso, o espaço contém vias com faixas de travessia para pedestres e calçadas com rampas de acessibilidade, sinalização horizontal, vertical e semafórica.

“A Transitolândia é utilizada para trabalhar de forma lúdica a circulação dos alunos como ciclistas e pedestres. Com essa nova área, será possível desenvolver um trabalho com mais qualidade e conforto, proporcionando um aprendizado melhor para as crianças da nossa cidade”, explicou Divonei Gonçalves, secretário municipal de Trânsito e Transportes.

O público-alvo são garotos e garotas de 5 a 12 anos. Segundo Patrícia Vilela, coordenadora do setor de Educação para o Trânsito da Settran, o principal objetivo é trabalhar a criança enquanto usuária da via pública.

“Destacamos a importância do comportamento seguro, enfocando também a necessidade de cada um contribuir para a melhoria do trânsito através da cidadania e de valores positivos”, disse.