Prefeito Odelmo Leão é internado em São Paulo

O prefeito de Uberlândia Odelmo Leão Carneiro (PP) está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, depois de uma cirurgia de retirada de um nódulo do rim direito feita na manhã de sábado (7). O procedimento durou duas horas e meia e foi realizado pela equipe chefiada pelo urologista doutor Miguel Srougi, considerado o mais conceituado do país. A previsão é de que o prefeito receberá alta na terça ou quarta-feira (11).

O nódulo de 3 centímetros foi detectado em novembro em um exame para identificar a causa de uma dor lombar. A opção por fazer a cirurgia em São Paulo foi da família. “Preferimos assim para ele ter mais privacidade e tranquilidade na recuperação. O Odelmo é uma pessoa ligada 24 horas, por isso era uma forma dele ficar mais quieto”, disse a primeira-dama Ana Paula Junqueira, secretária de Governo e de Comunicação. Segundo ela, foi a primeira vez que ele precisou passar por intervenção cirúrgica e a recuperação tem sido positiva. “Estamos tranquilos. Ele é uma pessoa forte e temos confiança em Deus”, afirmou.

Ricardo Garcia de Freitas, urologista de Odelmo Leão desde novembro do ano passado e que acompanhou a cirurgia, disse que o nódulo possivelmente é um tumor maligno chamado carcinoma de células claras. É necessária uma biópsia para confirmar. “Por isso foi feita a retirada completa com preservação do rim, que vai continuar funcionando normalmente. Existe essa tendência porque sabemos que 15% dos pacientes que retiram um dos rins em 10 anos evoluem com insuficiência renal clínica”, disse. Segundo ele, a cirurgia foi feita este mês por causa do recesso da Câmara Municipal. “O prefeito tem muito compromisso com a administração. Como era algo que poderia esperar, ele optou por fazer a cirurgia em janeiro, por causa do recesso. Mas a população pode ficar tranquila que durante esta semana o prefeito já deverá retornar às funções administrativas públicas”, disse.

Prefeito fará exames periodicamente

Depois da cirurgia de retirada de um nódulo no rim direito, feita sábado (7) em São Paulo, o prefeito de Uberlândia Odelmo Leão Carneiro ficou internado em um quarto do Hospital Sírio Libanês, sem necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O político deverá passar por exames de rotina de seis em seis meses durante cinco anos, para estabelecer critério de cura. O procedimento é padrão para casos de câncer. “Lembrando que não há necessidade tratamento complementar, como quimioterapia ou radioterapia. A cirurgia foi curativa”, disse o urologista uberlandense Ricardo de Freitas, médico do prefeito desde novembro do ano passado, que acompanhou o procedimento realizado em São Paulo.

Médico é o mais conceituado do país

O urologista doutor Miguel Srougi, chefe da equipe que operou o prefeito Odelmo Leão Carneiro (PP) em São Paulo, no sábado (7), é considerado o número um do Brasil. Foi ele quem tratou o ex-vice-presidente José Alencar. A lista de pacientes é extensa e tem nomes como Lula, José Serra, Geraldo Alckmin, Joseph Safra, Lázaro Brandão, Abílio Diniz e Antônio Ermírio de Moraes.

Srougi é professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado pela Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos. Já acumula 35 anos de carreira, com mais de 10 livros publicados e outra mais de 100 artigos espalhados mundo afora.

Entenda

O que é?
Nódulo no rim direito
Pode ser um tumor maligno, a ser confirmado por biópsia

Detectado em
Novembro de 2011

Tamanho
3 centímetros

Causa
Tendência genética

Procedimento realizado
Cirurgia para retirada completa do nódulo, com preservação do rim

Escolha de São Paulo
Feita pela família para ter mais privacidade

Pós-cirúrgico
Repouso de três a quatro dias para recuperação da cirurgia
Exames de rotina de 6 em 6 meses durante 5 anos, para estabelecer critério de cura

Perfil

Odelmo Leão Carneiro
65 anos
Nascido em Uberaba
Filiado ao Partido Progressista (PP)
Está no 2º mandato como prefeito de Uberlândia
Eleito Deputado Federal por quatro vezes

Fonte: Jornal Correio