PPP da iluminação pública inicia nova fase com atendimento em 34 vias

A Parceria Público-Privada (PPP) viabilizada pela Prefeitura segue avançando na modernização da iluminação pública. Nesta quarta-feira (13), foi aprovado o início dos processos para substituição e implantação de luminárias de LED em 34 das principais vias de grande fluxo de pedestres e motoristas em vários bairros. O serviço é executado pela empresa Engie, vencedora de licitação.

A escolha desses 34 locais para receber o projeto inicialmente prevê a melhoria imediata da segurança pública nestas regiões da cidade. A execução deve acontecer em breve.

Todos os últimos detalhes envolvendo a PPP foram acertados durante reunião no Centro Administrativo, envolvendo representantes da Prefeitura e da Verificadora Independente, que acompanhará a concessionária durante os cinco anos iniciais. O encontro é uma das formas de garantir o cumprimento de todas as medidas assinadas em contrato por parte da concessionária, garantindo transparência e suporte ao longo da concessão.

As demais vias do município serão atendidas em duas outras fases, iniciadas na sequência. A previsão é de que 75% da modernização ocorra até o 15° mês da fase atual, e a conclusão até o 21° mês. Ao fim de todo o processo, haverá a substituição de aproximadamente 87 mil luminárias. Além de proporcionar melhoria na iluminação, a medida prevê a economia de no mínimo 49,39% no consumo de energia pública sem custos adicionais para os moradores.

A PPP prevê ainda, onde houver necessidade, a troca de braços, relés, cabos, iluminação de destaque e ampliações da rede. Outro destaque é a implantação da telegestão que possibilitará verificação do comportamento de 25% das luminárias através de interface integrada e online com a CCO, o que trará rapidez na detecção de falhas de equipamentos.

Protótipo

Nas últimas semanadas, a fase anterior do projeto, considerada de preparação, contou com a modernização em caráter de protótipo de 100 postes e um total de 200 luminárias ao longo da avenida Rondon Pacheco. Durante esse período foram formatadas as premissas de operação, manutenção e atendimentos da empresa em conformidade com a PPP.

Concessão administrativa

A Engie assumiu o contrato por meio da Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Uberlândia S.A. após apresentar o menor valor de contraprestação mensal entre as 11 propostas habilitadas em licitação. Ao custo de R$ 1.063.744,79 por mês, oriundos de parte da Contribuição da Iluminação Pública (CIP) já paga pelo consumidor na conta de energia elétrica, a empresa terá a concessão administrativa na exploração dos serviços de modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública de Uberlândia.

Também estão entre as obrigações da contratada o controle remoto da iluminação em pelo menos 23% da cidade (telegestão) em até 21 meses, iluminação de destaque em 12 espaços históricos em até três anos, ampliação do número de postes, expansão anual de 550 pontos de luz e melhoria da iluminação em locais de acessibilidade (como as rampas das calçadas), entre outras ações que colocarão a cidade dentro dos padrões da norma vigente para o setor, a ABNT NBR 5101.