Pesquisa revela que brasileiro é sedentário
A prática de exercícios traz muitos benefícios para a saúde, mesmo assim, muitas pessoas não têm esse hábito. Uma caminhada de 20 minutos, por exemplo, ajuda na circulação do sangue e evita problemas futuros. Mesmo tendo conhecimento de todos esses benefícios, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) constatou que metade dos brasileiros não pratica qualquer atividade física. A pesquisa indicou que o sedentarismo vai crescendo conforme o envelhecimento da pessoa.
Para mudar esses hábitos, é necessário que as pessoas se conscientizem dos males causados pelo sedentarismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a falta de exercícios e a dieta inadequada são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que matam mais de 300 mil pessoas por ano no país.
De acordo com a pesquisa, dos 18 a 24 anos, 39% dos brasileiros não praticam atividades físicas. Na faixa dos 25 aos 44 anos, a taxa sobe para 50%. Dos 45 aos 59 anos passa para 53%. E entre os idosos de 60 a 70 anos chega a 57%.
Esse levantamento, realizado pelo Datafolha, ouviu 2.012 pessoas com idades entre 18 e 70 anos, e será divulgado durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia que acontece em São Paulo.
Segundo o Jornal Folha de São Paulo, que divulgou a pesquisa, nos Estados Unidos o índice de sedentarismo é estimado em 60%. Já na Finlândia, apenas 8% dos habitantes não praticam atividade física. No Brasil, dos 50% que praticam exercícios, 20% o fazem diariamente. Segundo a pesquisa, 60% dos homens se exercitam, contra 41% das mulheres.
Em Uberlândia, através do Programa Vida Ativa, constamos que das 236 pessoas que se inscreveram, 141 não praticavam nenhuma atividade física. Pelo levantamento ficou constatado que as mulheres são mais sedentárias que os homens. 37,5% das mulheres que responderam o questionário praticam alguma atividade física. Nos homens essa porcentagem é um pouco maior, 46%. Desse total de entrevistados que fazem exercícios, 90% disseram que fazem caminhadas.