Passeio ciclístico marca a jornada “Na Cidade Sem Meu Carro” em Uberlândia
Na próxima quinta-feira (22), Uberlândia participa da jornada “Na Cidade Sem Meu Carro”, com um passeio ciclístico que a Prefeitura de Uberlândia promove no Parque do Sabiá a partir das 19h. O objetivo da ação é levar o público a refletir sobre os meios de locomoção utilizados atualmente e incentivar a adoção de deslocamentos alternativos que causem menor impacto ao meio ambiente.
Crianças, jovens, adultos e idosos podem participar da jornada, que é um movimento internacional instituído no Município pela lei 9.479 de 27 de abril de 2007. “Este é um momento em que podemos refletir um pouco mais sobre o assunto. Entretanto, é importante que a comunidade perceba que ações em benefício da natureza e da mobilidade urbana não devem acontecer apenas no dia 22 de setembro. Nos outros dias do ano, podemos utilizar o transporte coletivo, a carona solidária e outros meios para colaborar com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, afirmou Divonei Gonçalves, secretário municipal de Trânsito e Transportes.
Para aderir à causa, não é necessário fazer inscrição. A saída será pela rua José Roberto Migliorini, em frente ao Estádio do Parque do Sabiá, em um percurso até o cruzamento da avenida Anselmo Alves dos Santos. Agentes de trânsito estarão no local para distribuir material educativo e orientar os ciclistas.
De acordo com o diretor-geral da Fundação Uberlandense do Esporte, Turismo e Lazer (Futel), Antônio Carrijo, o evento também promove o bem-estar da população. “A iniciativa apresenta a possibilidade de usar o próprio corpo para chegar ao trabalho ou ir à escola, por exemplo. Caminhar, andar de bicicleta ou de patins colaboram para a diminuição do uso demasiado de veículos, promovem um resgate à infância e estimulam a prática da atividade física. São ações que proporcionam melhor qualidade de vida e saúde, além de trazer benefícios ao meio ambiente”, disse.
A jornada “Na Cidade Sem Meu Carro” integra a programação da Semana Nacional do Trânsito.