Obras da avenida Oscarina e rua da Carioca já estão 30% concluídas

Em breve, os moradores da zona sul da cidade serão beneficiados diretamente por duas obras que integram o pacote de intervenções previstas pelo Programa Uberlândia Integrada II. Iniciadas em maio, as pontes da avenida Oscarina Cunha Chaves e da rua da Carioca, ambas no bairro Cidade Jardim, já estão cerca de 30% concluídas.

No canteiro da Oscarina, cerca de 20 operários já concluíram o aterro para pavimentação e parte das estacas e blocos das fundações. Simultaneamente, as vigas da laje de aproximação da ponte estão em andamento e em paralelo está sendo realizado serviços referentes a drenagem pluvial. Já na rua da Carioca está sendo executada as estacas das fundações e também a drenagem com a construção de bueiros e caixas de passagem no trecho em que será feito o prolongamento da via.

Ambas as intervenções são de responsabilidade da Decc Construções, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. Além das duas pontes, a empresa também será responsável pela construção de um viaduto da rua Conrado de Brito, no bairro Custódio Pereira.

Depois de concluída, a previsão é de que ponte da avenida Oscarina comporte um fluxo diário de 16 mil veículos, além de linhas do transporte público da região. Já na rua da Carioca, a estimativa é que o trecho tenha um fluxo de 25 mil veículos diários.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como prolongamento da avenida Anselmo Alves do Santos, construção da ponte Cícero Naves de Ávila, Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo (inaugurados recentemente).

Na etapa II do programa, retomada pelo prefeito Odelmo Leão no ano passado, prevê um investimento de mais de R$ 140 milhões em mobilidade em todas as regiões. Estão previstas dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.