Notas da Futel/Prefeitura de Uberlândia – Setembro/09
Agita Uberlândia reúne mais de 10 mil pessoas
Aproximadamente 10 mil pessoas participam das atividades oferecidas pelo programa Agita Uberlândia. Em 2005, ano em que o programa foi implantado, eram cerca de 700 participantes. O programa avaliava o peso, altura e aferia a pressão. O prefeito Odelmo Leão determinou que outras atividades fossem incluídas para atender o maior número de pessoas da comunidade. Além das avaliações, o Agita Uberlândia oferece em sete locais, ginástica aeróbica, ginástica terapêutica, alongamento, dança, corrida e caminhada. O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, psicóloga, enfermeiros e auxiliares e os profissionais têm percebido que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da prática dos exercícios. “A população quer se prevenir de doenças causadas pelo sedentarismo”, ressalta o diretor-geral da Futel, Antônio Carrijo. Dona Julia Pereira de Oliveira, de 59 anos, conta que procurava uma atividade de graça e encontrou no Poliesportivo São Jorge. “É uma oportunidade única. Os profissionais nos dão todo o suporte necessário, aferem nossa pressão, nos instrui, é ótimo”, afirma. Os benefícios são nítidos. “Meu desempenho profissional melhorou. Faço as coisas com mais agilidade, sem contar que já emagreci e tenho mais energia”, acrescenta. Para mudar os hábitos de vida é preciso ter motivação e força de vontade. E isso o senhor Antônio Ferreira da Silva, de 91 anos tem de sobra. Há seis meses ele participa das atividades no poliesportivo São Jorge. “Antes eu sentia tanta coisa. Dor na coluna, nas pernas, braços e no pescoço. Agora faço exercícios três vezes por semana e melhorei demais. Quase não sinto dor. Sou uma pessoa ativa e assim quero permanecer até enquanto Deus me der vida”, relata.
Dia 03/09
Deficientes e idosos podem circular de carro no Parque
Uma portaria publicada no Diário Oficial autoriza o uso de veículos no interior do Parque por idosos e pessoas com deficiência. Segundo o presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência (Compod), Gilmar Borges Rabelo, em Uberlândia são mais de 42 mil pessoas com deficiência e cerca de 900 veículos adaptados. “A iniciativa é um ganho, pois irá facilitar o acesso, além de possibilitar o tráfego em locais antes não permitidos”, destacou. De acordo com o diretor da Futel, Antônio Carrijo, era uma reivindicação antiga. Ele explica que quem circular nos veículos deverá cumprir algumas determinações. “Os veículos só podem trafegar pela pista de caminhada, com um adesivo afixado na porta, fornecido pela Futel. Além disso, o motorista deve manter o pisca alerta ligado durante todo o tempo do percurso, que deve ser concluído em 30 minutos”, explicou.
Dia 04/09
Corrida e Caminhada da Lua Cheia no Parque
Acontece na próxima quinta-feira, dia 10, às 20h, mais uma edição do programa Corrida da Lua Cheia no Parque do Sabiá, projeto desenvolvido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O evento oferece atividades esportivas aos frequentadores do Parque do Sabiá, como caminhada e corrida. Para alcançar os objetivos e promover bem os eventos destinados à população, a Futel tem contado com a parceria imprescindivel da Policia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros, garantindo segurança aos frequentadores e participantes dos eventos por ela realizados.
Dia 05/09
JIMI realiza Congresso Técnico em Uberlândia
Representantes da Prefeitura de Uberlândia, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, do Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e de 100 municípios do Estado de Minas Gerais, participaram, dia 4, do Congresso Técnico da 3ª etapa (final) dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI) 2009, que acontecerá entre os dias 9 e 18 de outubro. Os presentes aproveitaram para visitar os locais das competições, os alojamentos, os hoteis e os restaurantes da cidade”, disse o diretor de eventos da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Antônio Carlos de Oliveira. O coordenador geral dos JIMI 2009, Paulo Roberto de Carvalho disse que está tranqüilo e acredita no sucesso do evento. “Existe uma série de critérios na escolha da cidade que sedia o evento. Uberlândia é referência no Estado pelos trabalhos que faz no setor de esportes. Dispõe de uma estrutura excepcional, capaz de realizar todas as modalidades esportivas. É uma cidade pronta”, ressaltou. Nesta etapa serão disputadas as modalidades individuais de atletismo, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, peteca (em dupla), taekwon-do, tênis de mesa, trampolim, triatlon e xadrez. Vão acontecer também as finais dos jogos coletivos. As competições vão acontecer na Arena Multiuso Tancredo Neves, nos ginásios do UTC, no Praia Clube, no Poliesportivo do Roosevelt, no Sesi, na Educação Física e na avenida Anselmo Alves dos Santos. Os jogos são promovidos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. A expectativa é de que cerca de 10 mil atletas do Estado participem.
Dia 08/09
Uberlândia e Vazante detêm títulos da TV Integração
A Rede Integração de Televisão realizou em 2004 a primeira edição da Copa Rede Integração de Futsal, envolvendo equipes representativas de cidades do interior de Minas, distribuidas nas regiões Uberlândia/Patos de Minas, Ituiutaba/Uberaba e Araxá/Divinópolis. Das seis edições realizadas até 2009, Uberlândia conquistou quatro títulos e Vazante ganhou dois. Em 2005, foi criada a Supercopa Rede Integração de Futsal, disputada por campeão e vice da copa nas três regiões. Nas cinco edições, Uberlândia ganhou quatro e Vazante uma vez. Este ano Uberlândia venceu os dois torneios contra Tupaciguara, que se classificou também para as duas finais. Representada pelo time profissional do Praia Clube, perdeu o primeiro jogo por 4 a 2 e venceu o segundo por 3 a 1, sendo campeão nos critérios de desempate, uma vez que empataram até no saldo de gols.
Dia 08/09
Confraternização da Corrida de Romaria dia 11
Acontece nesta sexta-feira, dia 11, às 20 horas, no Parque do Sabiá, a festa de confraternização entre os participantes da Corrida de Romaria, que foi realizada na véspera da festa de Água Suja, com participação de dezenas de corredores. Durante o encontro serão entregues DVDs aos atletas que participaram do evento, em solenidade regada a mesa de frutas e sorteio de brindes.
Dia 09/09
Novas datas para as 10 Milhas do Sabiá
Podem ser feitas até 23 de outubro, na administração do Parque do Sabia (bairro Tibery), as inscrições para a prova pedestre 10 Milhas do Sabiá (16.090m), Prova Duque de Caxias (8.045m), denominada de 5 Milhas e Caminhada da Família (5.000m) – masculino e feminino. O evento é promovido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), faz parte das comemorações dos 121 anos de Uberlândia, e está marcado para o dia 25 de outubro, com largada às 8h, em frente ao Estádio João Havelange. Para fazer a inscrição, o candidato/atleta preenche formulário próprio e paga taxa de R$ 10,00 para as 10 e 5 Milhas, e de R$ 5,00 para a Caminhada e Portadores de Necessidades Especiais. Maiores informações pelos fones 3222-4055 e 3235-6289. A mudança de datas ocorreu em atendimento a decisões do Comitê de Prevenção da Gripe Influenza A (H1N1).
Dia 10/09
Thalita artilheira no futsal feminino do brasileiro
O Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino de Seleções, categoria Sub-20, em sua terceira edição, foi realizado no início do mês. Ao todo, o torneio teve 18 equipes em cinco grupos eliminatórios, separados por regiões do País. Minas ficou no Grupo II com São Paulo, Rio e Espírito Santo. A cidade de Uberlândia representou a seleção de Minas na competição com a equipe do Uberlândia Tênis Clube (Futel), comandada pela treinadora Juscelina Maria Batista Domingues. No primeiro jogo empatou em 4×4 com o Rio de Janeiro, depois ganhou de 7×3 do Espírito Santo e perdeu a vaga para São Paulo ao ser derrotado por 4×1. A uberlandense Thalita Mendonça foi artilheira da fase eliminatória entre todos os grupos com 5 gols. O UTC contou com as jogadoras Nayara, Fernanda, Érica, Bárbara e Thalita. Os vencedores dos grupos ficaram com as vagas para a fase final, que acontecerá de 20 a 24 de setembro, em Anápolis (GO), no Ginásio Internacional Newton Faria, com dimensão de 40m x 20m. São eles: Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Ceará e Pernambuco.
Dia 11/09
Iniciação Esportiva da Futel revela talentos
A Prefeitura atende 8.777 alunos atualmente no programa de Iniciação Esportiva. Destes, 4.800 estão matriculados em diversos esportes. “Esse programa de iniciação esportiva recebe atenção especial da Futel, pois além de contribuir para a formação pessoal dos alunos, os afasta de drogas e criminalidade”, ressaltou o diretor geral da Futel, Antônio Carrijo. Os treinamentos acontecem durante a semana, em horário extra escolar, no Uberlândia Esporte Clube, no Parque do Sabiá e nos 22 núcleos de esportes. Há mais de 1.300 vagas abertas, à espera de alunos de escolas públicas entre 6 e 16 anos. Para divulgar as vagas, profissionais da Futel visitam as escolas públicas da cidade. “As matrículas para voleibol, basquete, handebol, futsal, natação, futebol, caratê, judô, atletismo, aulas de dança, hidroginástica, ginástica aeróbica, localizada e terapêutica podem ser feitas no núcleo esportivo mais próximo da casa do aluno, das 8h às 11h, e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. São necessários certidão de nascimento, uma foto 3×4, atestado médico e atestado escolar. Um dos critérios para participar da escolinha é estar devidamente matriculado e frequentar regularmente a escola”, explicou o diretor de esportes da Futel, Carlos Rizza. Graças ao Programa, crianças e adolescentes se destacaram nos últimos quatro anos, e hoje estão no profissional em diversas modalidades. “O esporte de rendimento satisfaz as necessidades dos jovens, os faz desenvolver e os estimulam a ir em busca de seus sonhos”, disse o diretor geral da Futel. O projeto Craques do Futuro, que tem como foco descobrir jovens talentos do futebol é um exemplo. Os ex-integrantes do projeto, Geandro Ferrari e Vinicius de Paiva, em 2007 fizeram testes no exterior. Em 2008, o time sub-21 do Atlético, que tem sete jogadores do Uberlândia Esporte, sendo seis do Craques do Futuro e um da parceria com o Atlético Mineiro (Galo), consagrou-se campeão da Talents Cup, na Holanda. O fixo da equipe espanhola, Inteviú Movistar, Dovenir Domingues, conhecido como Neto também saiu das equipes de base. Antes de ir para a Espanha, ele jogou pelo Praia Clube (MG), Uberlândia Esporte Clube (UEC), Atlético (MG), Minas Tênis Clube (MG) e Ulbra (RS). Este ano, o jogador das categorias de base do Craques do Futuro, Franco de Paula Ferreira, de 16 anos, assinou seu primeiro contrato profissional com o Uberlândia Esporte Clube (UEC). “Agora, a mais nova revelação do futsal é Érica Sheila Santos, de 19 anos, que foi convidada para compor o time do Palmeiras”, contou Carlos Rizza. O vôlei também promoveu atletas. A jogadora Eliana Viera Silva está no time de Pinheiros (SP) e já disputou três Superligas. “Temos uma lista de grandes nomes: Renan Sapata que joga na Seleção Brasileira de Voleibol; Douglas Ângelo Nunes de 21 anos do basquete da Espanha, a nadadora Bianca Rodrigues de Freitas, atleta da Seleção Brasileira. Sem contar os do paradesporto, como as nadadoras Poliana Miranda de 15 anos e Letícia Lucas de 26 anos. Também temos a velocista uberlandense da classe T13 (deficientes visuais), Joana Silva, que está entre as dez melhores do mundo. Atletas que literalmente correram em busca de seus ideais e alcançaram medalhas e reconhecimento”, finalizou o diretor de esportes.
Dia 14/09
Paraolímpicos ganham medalhas no Circuito Nacional
O paradesporto de Uberlândia (Futel) participou da primeira etapa nacional do Circuito Brasil Paraolímpico, em Fortaleza (CE), nas modalidades de atletismo, natação e halterofilismo. O atletismo levou maior número de competidores da cidade (22), enquanto a natação levou seis e o halterofilismo cinco. As três etapas regionais reuniram mais de 100 equipes no atletismo, 85 na natação e 20 no halterofilismo, mostrando o crescimento da prática do paradesporto no Brasil. A natação foi classificatória para o Mundial em piscina curta, que acontecerá de 25 de novembro a 6 de dezembro, no Rio de Janeiro. No atletismo os uberlandenses disputaram 37 provas e ganharam 34 medalhas, das quais 17 de ouro, 10 de prata e 7 de bronze, além de três recordes nacionais, estabelecidos por Marly Oliveira no salto em distância (F12), Lunier Salis (F12) e Antonio Araújo (F11), ambos no lançamento do disco. O halterofilismo ganhou uma medalha de ouro com Edilândia, e três de prata. A natação ganhou 7 medalhas de prata e 4 de bronze. Letícia Ferreira, Victor e Pollyane Miranda conseguiram índice para o Mundial e agora ficam aguardando avaliação final para a convocação.
Dia 15/09
Seej realiza clínica na capital para paradesporto
A Secretaria de Estado de Esporte e Juventude (Seej), em parceria com a UNI/BH, promoveu na capital a segunda edição de uma Clínica de Capacitação de Profissionais para Treinamento de Atletas Paraolímpicos. A proposta foi chamar a atenção dos participantes para os acontecimentos atuais no esporte paraolímpico e, por meio de atividades teóricas e práticas, com profissionais de renome na área, oferecer melhores noções de ação e possibilidades para a realização e fomento do esporte para pessoas com deficiência em Minas. Profissionais da área em Uberlândia participaram da clínica, entre eles, Silvio Santos, membro do corpo docente da UFU e Cenesp/UFU, Everton Santos, treinador da equipe de halterofilismo paraolímpico na cidade, e Leandro Garcia, coordenador do programa Uberlândia Paraolímpica e técnico da equipe de atletismo do Sesi/Adeviudi/Futel. Outros nomes também importantes no esporte paraolímpico participaram do seminário, como Dalva Anjos, psicologia do esporte, Cristiano Lino, fisiologista, ambos graduados em Uberlândia, hoje profissionais em Belo Horizonte. Completaram a lista, Gustavo Portugal (natação), Cássio Damião (atletismo), Luiz Vilani (tênis de mesa), Renato Campos (tênis de campo), Jeane Menezes (judô), todos responsáveis pelas modalidades em Minas, e Gilson Ramos (basquete sobre cadeira de rodas), membro da Federação Goiana e da Seleção Brasileira, que foi a Pequim em 2008.
Dia 15/09
Futel promove passeio ciclístico no dia 20
A Prefeitura de Uberlândia e a Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) organizam o 1° Passeio Ciclístico em comemoração ao “Dia Mundial Sem Carro”, com apoio da Settran e patrocínio do Colégio Inei COC, que acontecerá dia 20 de Setembro. O passeio começará em frente ao colégio, na avenida Rondon Pacheco com a av. dos Municípios, no bairro Copacabana e terá como destino final, o Estádio João Havelange, onde os participantes serão recepcionados com uma mesa de frutas para repor as energias. Para o passeio, toda a extensão da av. Rondon Pacheco e a Anselmo Alves do Santos será fechada para garantir segurança e conforto para as famílias que forem participar. São esperadas, aproximadamente, 3.000 pessoas. Para participar, não precisa fazer inscrição. Basta comparecer com sua bicicleta e disposição para pedalar. Para o Diretor Geral da Futel, Antônio Carrijo, mais do que a consciência ambiental, o Passeio Ciclístico serve para promover uma melhora na qualidade de vida. “Além de trabalhar a preservação ambiental, degradada pelo número de automóveis nas ruas, poluindo o ambiente, oferecemos um momento de lazer à população, com um trajeto de aproximadamente 9 km de bicicleta, promovendo uma ação de melhora no bem estar social e qualidade de vida”, conclui o diretor. No ano de 1998, a França foi o primeiro país a comemorar o “Dia Mundial Sem Carro”, no dia 22 de setembro, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, onde os transportes públicos satisfaçam as necessidades individuais dos cidadãos, fazendo com que os carros particulares fiquem em casa, e a agressão ao meio ambiente seja diminuída consideravelmente. O “Dia Mundial Sem Carro”, chegou ao Brasil em 2001, onde várias cidades brasileiras abraçaram a causa ambiental e passaram a adotar em seus calendários, uma data para refletir sobre sair um dia pela cidade sem o seu automóvel.
Dia 17/09
Uberlândia aguarda chegada de atletas para os Jimi
Está tudo pronto para receber os atletas, técnicos e dirigentes para a etapa final dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) 2009 que acontecerá entre os dias 9 e 18 de outubro, em Uberlândia. São mais de cinco mil atletas de 100 municípios. Uberlândia tem 800 representantes. Os grupos vão ser abrigados em 13 alojamentos. De acordo com o comitê organizador os representantes dos municípios vão ser atendidos a partir do dia 8 de outubro, às 10h, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho). A abertura oficial dos Jimi será no dia 14 de outubro, no Sabiazinho. Serão disputadas as modalidades individuais e coletivas.
Dia 22/09
Jogos Escolares Municipais agitam Uberlândia
As finais dos Jogos Escolares Municipais de Uberlândia (JEMU) acontecem nos dias 3 e 4 de outubro. Os JEMU envolvem 46 escolas municipais para estudantes de 10 a 16 anos, em quatro modalidades: vôlei, basquete, futsal e handebol. Cerca de 3 mil estudantes participaram da competição, que teve início no dia 5 de setembro. Segundo Afrânio de Freitas, secretário Municipal de Educação, o evento é uma oportunidade de promover a integração entre os alunos e estimular a prática de atividades físicas. “O esporte merece ser valorizado no ambiente escolar, pois ele é indispensável na construção da cidadania, além de ser um importante mecanismo de incentivo a adoção de medidas saudáveis”, afirmou o secretário.
Dia 25/09
Inscrições para Dez Milhas vão até o dia 23 de outubro
Pouco mais de 200 atletas já se inscreveram para as corridas das 5 milhas, 10 milhas ou da Caminhada da Família (5 km), que acontecerá no dia 25 de outubro, às 8h, em frente ao Estádio João Havelange. E ainda dá tempo de participar. Os interessados devem comparecer na administração do Parque do Sabiá, das 8h às 18h, até o dia 23 de outubro. O evento é uma realização da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). A corrida de cinco milhas corresponde a 8.045 metros e a de dez milhas 16.090 metros. A Caminhada da Família é de aproximadamente 5 km. Podem participar atletas amadores e profissionais com mais de 16 anos. Os menores devem apresentar autorização expressa dos pais ou responsáveis legais. Os demais CPF e RG. “Embora haja premiação, o intuito do evento é promover qualidade de vida através das atividades físicas”, disse o diretor-geral da Futel, Antônio Carrijo.
Dia 29/09
“Viva Vôlei” é lançado em Uberlândia com a Seleção
Uberlândia é a primeira cidade a lançar o “VivaVôlei” com a presença dos jogadores da Seleção Brasileira de Voleibol. Bruno e Sidão, junto com o técnico Bernardinho, participaram do lançamento do projeto. As 50 crianças que fazem parte do projeto também estavam lá, ansiosas para conhecer os ídolos de perto. O “VivaVôlei” em Uberlândia trabalha com crianças de 7 a 14 anos e desenvolve as atividades no Centro de Bairro 1° de Maio, no bairro Planalto. O projeto é desenvolvido em mais de 80 centros de atividades do país em 13 estados diferentes. Bernardinho elogiou o projeto e destacou a importância do incentivo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, por intermédio da Futel, ao esporte. “Eu quero agradecer à Prefeitura por todo esse suporte ao esporte de alto rendimento, trabalhando com o social e trazendo o “Desafio Brasil x EUA” para a cidade”, disse. O diretor-geral da Futel, Antônio Carrijo, agradeceu a presença da Seleção Brasileira no lançamento do projeto. “Tanto o desafio quanto o ‘Viva Vôlei’ vão entrar pra história de Uberlândia. Com a vinda da seleção, eu acredito na popularização da prática do voleibol nos nossos centros esportivos”.
Dia 30/09
Agita Uberlândia do bairro Planalto no Poli Tancredo
As atividades do programa Agita Uberlândia no bairro Planalto foram transferidas para o Poliesportivo Tancredo Neves. As aulas de ginástica e alongamento eram realizadas na quadra atrás do cemitério Bom Pastor. Segundo o diretor-geral da Futel, Antônio Carrijo, a mudança foi feita para dar mais comodidade aos freqüentadores. Foram investidos cerca de R$150 mil na cobertura e instalação dos holofotes do ginásio do poliesportivo e a quadra em anexo ganhou pintura nova. “Foi um investimento não só para o Agita Uberlândia, mas para todas as pessoas que freqüentam o Poliesportivo. Praticar esportes não é só bom para o corpo, mas para a mente também, e a Prefeitura de Uberlândia, através da Futel, está melhorando cada vez mais a estrutura dos Poliesportivos”, disse Antônio Carrijo. O Agita Uberlândia no Poliesportivo Tancredo Neves acontece terça e quinta-feira das 18h30 às 19h30. O endereço é rua Sétimo Spini, 420, bairro Planalto. O programa proporciona aos participantes condições práticas de orientação, avaliação, planejamento e execução de programas de exercícios físicos, com características de esporte e lazer. São atendidas cerca de 800 pessoas por semana em sete pontos distintos da cidade. Para Antônio Carrijo, o desafio é atingir o maior número de pessoas aptas a se exercitar. “A intenção é proporcionar para estudantes, trabalhadores, aposentados, de todas as idades, da periferia de Uberlândia o acesso ao esporte orientado”, ressaltou. Locais onde o Programa está implantado: Poliesportivo do Luizote, São Jorge, Santa Luzia, Tancredo Neves no Bairro Planalto, Roosevelt, Segismundo Pereira e Parque do Sabiá.